Impactos produzidos por pitágoras

Páginas: 10 (2374 palavras) Publicado: 16 de maio de 2013
BIOGRAFIA

Pitágoras

Pitágoras de Samos foi um filósofo e matemático grego que nasceu e viveu em Samos entre os anos de 571 a.c e 570 a.c e faleceu na cidade de Metaponto por volta de 496 a.c.Sobre o nome Pitágoras, diz a lenda que significa altar da Pítia, porque sua mãe havia consultado uma pitonisa, a qual achava que a criança teria um dom excepcional.Pitágoras com muita sabedoria ou domcomo falava sua mãe, fundou uma escola, a primeira escola de pensamento grega. Certamente para “sugar” ideias, formas de como a matemática e a física poderiam mudar o mundo. Mas para isso contava com a ajuda da mestra Sra. Temstocléia, além de filósofa e matemática, era considerada sábia na arte de ensinar.
Acredita-se que Pitágoras tenha sido casado com a física e matemática grega Theano, quefoi sua aluna. Supõe-se que ela e as duas filhas tenham assumido a escola pitagórica após a morte do marido.Os pitagóricos diziam que o cosmo era regido pela matemática em torno do universo e claro que isso estaria no dia e na noite, estava nas estações e nos movimentos circulares e perfeitos das estrelas. Ele também teria questionado a rotação da terra sobre um eixo.
Mas com todas as descobertasdos pitagorianos, a maior de todas é o teorema de Pitágoras, o qual se refere ao triangulo e retângulo.Um problema não solucionado na época de Pitágoras era determinar as relações entre os lados de um triângulo retângulo. Pitágoras provou que a somados quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.
O primeiro número irracional a ser descoberto foi a raiz quadrada do número 2, que surgiuexatamente da aplicação do teorema de Pitágoras em um triângulo de catetos valendo 1:
[pic]
Os gregos não conheciam o símbolo da raiz quadrada e diziam simplesmente: "o número que multiplicado por si mesmo é 2".A partir da descoberta da raiz de 2 foram descobertos muitos outros números irracionais.

Na escola de Pitágoras, os pitagorianos consideravam os elementos terra, água, ar e fogo osprincipais do universo, dos quais se originam todas as coisas, foram destes elementos que Pitágoras descobriu alguns fundamentos da física e da matemática.
Pitágoras foi quem descobriu como tocar a partir de uma corda e a dar notas musicais a elas, no início sem muito fundamento, porém Pitágoras descobriu que com uma corda maior e presa a duas extremidades conseguiria sons mais graves, sendo apartir daí, dando se a quinta e terça corda conseguiria uma harmonia. A palavra Matemática (Mathematike, em grego) surgiu com Pitágoras, que foi o primeiro a concebê-la como um sistema de pensamento, fulcrado em provas dedutivas.
Existem, no entanto, indícios de que o chamado Teorema de Pitágoras (c²= a²+b²) já era conhecido dos babilônios em 1600 a.C. com escopo empírico. Estes usavam sistemas denotação sexagesimal na medida do tempo (1h=60min) e na medida dos ângulos (60º, 120º, 180º, 240º, 360º).
Pitágoras percorreu por 30 anos o Egito, Babilônia, Síria, Fenícia e talvez a Índia e a Pérsia, onde acumulou ecléticos conhecimentos: astronomia, matemática, ciência, filosofia, misticismo e religião. Ele foi contemporâneo de Tales de Mileto, Buda, Confúcio e Lao-Tsé.Quando retornou a Samos,indispôs-se com o tirano Polícrates e emigrou para o sul da Itália, na ilha de Crotona, de dominação grega. Aí fundou a Escola Pitagórica, a quem se concede a glória de ser a "primeira Universidade do mundo".
A Escola Pitagórica e as atividades se viram desde então envoltas por um véu de lendas. Foi uma entidade parcialmente secreta com centenas de alunos que compunham uma irmandade religiosa eintelectual. Entre os conceitos que defendiam, destacam-se:Prática de rituais de purificação e crença na doutrina da metempsicose, isto é, na transmigração da alma após a morte, de um corpo para outro. Portanto, advogavam a reencarnação e a imortalidade da alma;
Lealdade entre os membros e distribuição comunitária dos bens materiais;
Austeridade, ascetismo e obediência à hierarquia da Escola;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Impactos Produzidos
  • IMPACTOS PRODUZIDOS
  • Impactos Produzidos
  • Impactos produzidos
  • Impactos produzidos
  • pitagoras e seus impactos
  • Impactos produzidos por aristóteles
  • Impactos produzidos na Sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!