Impactos nas aréas de apps.

Páginas: 8 (1993 palavras) Publicado: 28 de março de 2012
[pic]




SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GESTÃO AMBIENTAL

ORLANDO DA SILVA PEREIRA













Impactos nas Áreas de Preservação Permanente gerado pelos loteamentos imobiliários no Bairro Paraviana em Boa Vista – RR.


















Boa Vista - RR
2011





ORLANDO DA SILVA PEREIRA









Impactos nas Áreas de Preservação Permanente gerado pelos loteamentos imobiliários no BairroParaviana em Boa Vista – RR.













Trabalho apresentado ao Curso (Gestão Ambiental) da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Interdisciplinar


Orientador: Luciana Pires, Andréia Zômpero, Jossan Batistute e Thiago Domingos.

























Boa Vista - RR
2011

Título: Impactos nas Áreas de PreservaçãoPermanente gerado pelos loteamentos imobiliários no Bairro Paraviana em Boa Vista – RR.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. Área de Estudo

Boa Vista, capital do Estado de Roraima, é a única capital totalmente acima da linha do Equador, foi tardiamente colonizada, e por muitos anos pertenceu ao Estado do Amazonas, e há apenas 23 anos se tornou Estado, estando, portanto em processo de crescimentopopulacional e urbanístico, pois possui diversas áreas ainda não habitadas.
Parte dessas áreas é pertencente a imobiliárias, que tem investido massiçamente no loteamento para vendas, como o Loteamento Residencial Paraviana II e o Residencial Green Ville, localizado na área urbana da capital Boa Vista-RR, zona norte, próximo a uma extensa área de preservação permanente, que estão sob aresponsabilidade da Imobiliária Potiguar.


2.2. Atividade Causadora de Impacto


O acelerado crescimento das cidades é uma das grandes mudanças ocorridas neste século, acarretando sérios problemas para o urbanismo, sobretudo no que se refere aos impactos ambientais ocasionados pala implantação de loteamentos. Conseqüentemente, causando vários problemas ambientais decorrente da ocupação desordenadadessas áreas urbanas (CARRIJO; BACCARO, 2000).
Durante o processo de urbanização ocorre a substituição do ecossistema natural por outro totalmente desfavorável, que o homem estabelece conforme suas necessidades e poder, onde o uso excessivo do solo, sem planejamento, causa problemas ambientais atingindo, de modo diferenciado, a população de baixa renda, que, sem acesso à moradia, passa aocupar áreas inadequadas, como por exemplo, as Áreas de Preservação Permanente – APP. Essas áreas ocupadas irregularmente são denominadas popularmente de “invasões”, mas estão associadas à falta de legislação e à aprovação indevida de loteamentos (BARROS, et al., 2003).








Ocorre que esses Loteamentos, acabam por ocasionar diversos impactos ambientais, um deles aconteceu em uma área depreservação permanente, que tem como característica a preservação dos seus solos e águas para se evitar outros impactos ambientais
O processo de instalação desse loteamento gerou a derrubada da mata ciliar, causando assoreamento e danificando os mananciais em APP, ocasionando um grande impacto ambiental e, conseqüentemente, prejudicando a qualidade de vida da população.


2.3. Impactospositivos e negativos, considerando aspectos legais, físico e sócio-ambientais


Ressalte-se que a proteção legal das APP’S são importantíssimas para a qualidade do ecossistema, das matas ciliares, a redores de lagos, lagoas, reservatórios d´água, de nascentes, nos topos e encostas de morros, nas restingas, e outros, já que a vegetação nessas áreas devem ser mantidas para assegurar os recursoshídricos e ainda a biodiversidade.
As áreas de preservação permanente é um espaço territorial em que a floresta ou a vegetação devem estar presentes. Se a floresta aí não estiver, ela deve ser aí plantada. A idéia da permanência não está vinculada só à floresta, mas também ao solo, no qual ela está ou deve estar inserida, e à fauna. Se a floresta perecer ou for retirada, nem por isso a área...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • APP
  • ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE
  • a importancia das areas de app
  • MORADIAS EM ÁREAS DE RISCO E APPs
  • App
  • Reflorestamento em areas de app
  • app
  • APP

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!