impactos do carnaval contemporâneo de Belo Horizoente

9840 palavras 40 páginas
1. Introdução O presente trabalho é sobre os impactos de ordens diversas, presentes no contemporâneo carnaval de rua de Belo Horizonte. Foi desenvolvido de forma crítica, a partir da construção de gráficos baseados em entrevistas com residentes, comerciantes e representantes do poder público envolvido, com o objetivo de conhecer e entender a realidade do carnaval e seus impactos para a cidade. O trabalho está organizado em 5 partes principais: a contextualização histórica do carnaval de rua em BH, referencial teórico, que faz um apanhado dos temos recorrentes na pesquisa, as análises e construções críticas, que foram divididas em duas partes, e são análises críticas baseadas em gráficos construídos a partir de dados de pesquisa em campo, e a conclusão. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com entrevistas feitas com moradores e comerciantes do entorno das ruas, praças e avenidas por onde passam os blocos de rua nos dias do carnaval.

1.1 - Justificativa

Tendo em vista o crescente desenvolvimento do Carnaval de rua de Belo Horizonte, o tema se insere no contexto político, econômico, cultural e ambiental do contemporâneo carnaval em BH.
A presente pesquisa se faz necessário como fonte de análise de aspectos presentes no carnaval que envolvem e afetam a sociedade e seu ambiente. O estudo de tais aspectos é de relevante interesse social, levando em consideração que mesmo aqueles que não participam efetivamente, podem ser afetados de alguma forma. Há também a necessidade de se conhecer tais aspectos e suas implicações, para que em um futuro próximo estes possam ser maximizados ou minimizados.
A bibliografia cientifica é ainda escassa, pouco se foi escrito a respeito, principalmente nos últimos anos, a maior fonte de consulta está nos jornais impresso, nos próprios blocos de carnaval e nos órgão públicos envolvidos na manifestação/evento.
Tal pesquisa se faz oportuna devido as transformações de ordem

Relacionados