IMPACTOS CAUSADOS POR CONSTRUÇÕES DE HABITAÇÕES POPULARES

Páginas: 7 (1627 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2014



CURSO DE ENGENHARIA CIVIL



ALINE TIEKO
AMANDA DOS ANJOS
ANDRÉ RONDON
FERNANDA FIORELLI
GLAUCO SERRA
RICARDO FRANK



PESQUISA E DESENVOLVIMENTO
IMPACTOS CAUSADOS POR CONSTRUÇÕES DE HABITAÇÕES POPULARES




GUARULHOS,
2014
Ciências do Ambiente: Pesquisa e Desenvolvimento
INTRODUÇÃO
A escolha desse tema foi feita pelo fato de poder abranger todos os aspectossociais e ambientais dos quais um engenheiro (a) precisa ser responsável e consciente, seja qual for a sua habilitação [civil, mecânico (a), químico (a), ambiental, etc.].
Ao se tratar de habitação, vários aspectos podem ser abordados: sociais, econômicos, políticos – e nesse caso, foi solicitado que houvesse foco no aspecto ambiental da obra/construção.
Quando se pensa em construir casas parahabitação popular, geralmente se escolhe um bairro inabitado; é feito um projeto, o qual é estudado, analisado e posteriormente aprovado. O primeiro impacto social causado é a contratação da mão-de-obra – a partir daí, um bairro “fantasma” passa a ser habitado pelos operários que participarão da construção. Mesmo que eles não façam desse bairro a sua moradia, pode-se dizer que já começa umdeslocamento contínuo até o local onde haverá o condomínio.
Onde antes não havia “vida” econômica passam a existir comércios, escolas, bancos, postos de saúde, transporte público, entre outros serviços necessários. Em outras palavras, onde antes havia silêncio e tranquilidade, passa a existir ruídos de automóveis e agitação.
Do ponto de vista social e político, esse tipo de construção gera melhoriasconsideravelmente boas. Esse tipo de obra valoriza a cidade; valoriza o novo bairro em construção; traz rentabilidade ao governo, uma vez que são cobrados impostos; o centro da cidade, que anteriormente sofria com a concentração populacional demasiada passa a ser “desafogado”, entre outras mudanças.
No entanto, existe o outro lado da situação, pois o meio ambiente também sofre com essas alterações.Assim, do ponto de vista ambiental, a situação não parece ser tão otimista – com o crescimento de um bairro, aumenta o número de placas e outdoors, causando poluição visual; aumenta o número de pessoas produzindo lixo e resíduos, gerando, com isso a poluição da água e do solo; aumenta o número de veículos em tráfego, gerando poluição atmosférica; aumentam os ruídos, gerando poluição sonora.Como sugestões para amenizar um desses impactos ambientais citados, a solução ecológica pensada pelo grupo é propor ao projeto dessa construção a viabilização de uma estação própria de tratamento de esgoto do condomínio e a utilização da água dessa ETA de reuso no sistema hidráulico, conforme for possível. Para tanto, consultamos um Manual de Serviços de Instalação Predial de Águas e EsgotosSanitários, o qual iremos dispor no fórum de apresentação, para que os demais grupos possa visualizar. Havendo interesse, poderemos disponibilizar esse material em mídia impressa ou eletrônica.
Impactos causados por construções de habitações populares
Construir é uma necessidade humana desde o surgimento da espécie, pois abrigar-se do frio, da chuva, dos perigos da noite foi o que garantiu nossasobrevivência. Todo homem, em geral, deseja ter sua casa – fato esse que não deixa a população brasileira de fora dessa aspiração. A procura pela casa própria tem crescido significativamente com o surgimento de programas tais como “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal. Os subsídios para essa aquisição servem de incentivo para que as pessoas possam realizar o sonho da casa própria.
De acordo com oartigo lido pelo grupo “Diretrizes visando a melhoria de projetos e soluções construtivas na expansão de habitações de interesse social”, podemos citar que: “a habitação desempenha três funções diversas: social, ambiental e econômica”, conforme já havíamos demonstrado no início desse projeto, de maneira resumida.
A função social principal da habitação é abrigar a família, pois uma casa serve...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os impactos ambientais causados pelas construçoes
  • Impactos causados no meio ambiente pelas construções
  • Construção de habitações populares
  • Habitações POPULARES NO BRASIL slide
  • Construção de habitações populares na região
  • Projeto de ampliação de habitações populares
  • Construção de habitações populares na região
  • OS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA URBANIZAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!