Impactos causados pelo homem no ambiente urbano industrial

Páginas: 9 (2066 palavras) Publicado: 12 de agosto de 2013
INTRODUÇÃO

Desde os primórdios da civilização o homem transforma o meio onde vive, para satisfazer suas necessidades físicas e naturais, desmatou florestas, fez fogo, construiu casas e abrigos, plantou lavouras e pastagens, canalizou a agua, domesticou animais, e ao longo do tempo cada vez mais foi transformando o ambiente natural. Se no inicio as necessidades que serviam como móvel paraessas transformações eram a própria sobrevivência, ao longo do tempo essas necessidades passaram a serem outras, e o homem passou também a buscar o conforto e a comodidade.  Atualmente vemos nas grandes cidades e nas metrópoles uma demonstração da capacidade do homem de transformar o ambiente em que vive.
De modo geral é nas grandes cidades que se manifestam os maiores problemas ambientais, muitomais frequentemente que no meio rural ou nas pequenas cidades. Os problemas que surgem nos grandes centros urbanos trazem muitas consequências que interferem no meio ambiente de todo o planeta, afetando a flora, a fauna, o clima o relevo e a hidrologia. Os ambientalistas buscaram as causas dos grandes problemas ambientais que enfrentamos hoje, e encontraram na urbanização e na formação dos grandescentros urbanos a base de alguns dos mais importantes impactos ambientais do mundo contemporâneo.
O processo de urbanização no Brasil ocorreu de maneira rápida e desordenada, ao longo do século XX, com a grande migração da população que trocou o meio rural pelas novas oportunidades oferecidas pelas cidades.
O crescimento e o desenvolvimento do Brasil impulsionaram o surgimento de diversas cidades,principalmente com a implementação de variadas indústrias, que possibilitaram novos empregos, atraindo a população que vivia no campo para a cidade.
Mas esse processo não ocorreu da mesma forma em todo o país. Algumas regiões brasileiras se urbanizaram mais do que outras em razão das políticas públicas (que incentivaram determinadas áreas e outras não). As regiões Sul e Sudeste se destacamporque possuem uma concentração maior de áreas urbanas.
O chamado êxodo rural, que consiste na migração da população rural para as cidades, foi muito intenso em décadas passadas e a migração dessas pessoas provocou um inchaço urbano em determinadas regiões.
A falta de planejamento urbano e o crescimento acelerado trouxeram algumas consequências para esses centros urbanos, tais como: problemas desaneamento básico (como tratamento de distribuição de água e esgoto); congestionamento (em razão da falta de espaço nas ruas); falta de moradias; poluição ambiental; falta de áreas verdes (como praças e bosques); indústrias e residências na mesma área (ocasionando problemas ambientais e de saúde); barulho; violência e diversos outros transtornos que resultam em má qualidade de vida para a sociedade.Os problemas ambientais causados pelas indústrias foram realidade no passado e ainda perduram no presente. A poluição da água e dos solos, a chuva ácida e a inversão térmica são exemplos de interferências ambientais que podem ter origem no espaço urbano, especialmente em áreas de grande concentração industrial, e são agentes modeladores do espaço geográfico.

PROBLEMAS CAUSADOS PELO AMBIENTEURBANO-INDUSTRIAL
- Inversão térmica
Consiste em um fenômeno natural que pode acontecer em qualquer parte do planeta. Em geral, ocorre no final da madrugada e no início da manhã, principalmente nos meses de inverno. No fim da madrugada, dá-se o pico de perda de calor do solo por irradiação. É quando, portanto, notam-se as temperaturas mais baixas, tanto do solo quanto do ar. Quando a temperaturamais próxima do solo cai abaixo de 4ºC, o ar frio, é incapacitado de elevar-se, fica retido em baixas altitudes. Camadas mais elevadas da atmosfera são ocupadas com ar relativamente mais quente, que não consegue descer. Ocorre, assim, uma estabilização momentânea da circulação atmosférica em escala local, caracterizada por uma inversão das camadas: o a frio fica em baixo e o ar quente em cima,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Impactos ambientais causados pelo homem
  • Os impactos ambientais causados pelo homem .
  • Impactos Ambientais urbano-industrial
  • Impactos ambientais em ambiente urbano
  • Impactos ambientais causado por processos industriais
  • Impactos causados no meio ambiente pelas construções
  • Impacto ambiental causado pela falta de arborização no meio urbano
  • Impactos Ambientais E As Responsabilidades Por Danos Causados Ao Meio Ambiente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!