Impactos antropogênicos

Páginas: 6 (1454 palavras) Publicado: 4 de setembro de 2011
UNIRB-FACULDADE REGIONAL DA BAHIA.


Crítica ao artigo: “ Impactos Antropogênicos sobre o Lençol Freático dos Municípios de Camaçarí e Dias D´Ávila Decorrentes das Atividades Industriais do Pólo Industrial de Camaçarí”

Rafael Avelino Rocha Sales
Ivan Vinhas
John Emerson
Clovis Bernado
Isabela Falcão

Salvador, Dezembro de 2010.

UNIRB-FACULDADE REGIONAL DA BAHIA.

Crítica aoartigo: “ Impactos Antropogênicos sobre o Lençol Freático dos Municípios de Camaçarí e Dias D´Ávila Decorrentes das Atividades Industriais do Pólo Industrial de Camaçarí”

Trabalho apresentado como pré-requisito parcial para aprovação na disciplina Modelagem Ambiental Aplicada ao curso de Engenharia Química da Faculdade Regional da Bahia, sob orientação do Prof. Carlos Tché, turma do 3º semestre,turno noturno.

Rafael Avelino Rocha Sales
Ivan Vinhas
John Emerson
Clovis Bernado
Isabela Falcão
CRITICA AO ARTIGO: “ Impactos Antropogênicos sobre o Lençol Freático dos Municípios de Camaçarí e Dias D´Ávila Decorrentes das Atividades Industriais do Pólo Industrial de Camaçarí”


Antes de fazer a abordagem ao artigo, vejamos algumas principais características das cidadesrefrenciadas:
* Dias d’Ávila está localizada a cerca de 50 km da capital, Salvador, fazendo parte da região metropolitana. Está situada sobre um rico lençol freático, que proporcionou a implantação de indústria na região. A imigração foi muito grande nesse município principalmente devido à industria e à proximidade do Pólo Petroquímico. Hoje a cidade conta com mais de 50 mil habitantes.

Com adescoberta das qualidades terapêuticas das águas do Rio Imbassay, Dias d'Ávila passou a ser considerada área de veraneio, sendo a lama medicinal do Rio usada para tratamento de doenças de pele. Como acesso mais fácil do que a fonte da bica (Itaparica), Dias D'Ávila se transformou num centro turístico, e sua água passou a ser comercializada no mercado. Além do Rio Imbassay e Jacumirim considerados os maisimportante da região, a cidade possui bacia hidrográfica formada pelos Rios Jacuípe e Joanes.

No setor Industrial, Dias D'Ávila conta com fábricas de engarrafamento de água mineral, indústria de bebidas e fábrica de cerveja. Atualmente a base econômica do município gira em torno do complexo do cobre e do Pólo Empresarial.

* Camaçari está localizada numa área de 762 km², com umapopulação por volta de uns 200 mil habitantes e 36 m. de altitude, seu PIB é o terceiro do nordeste.

O município abriga o Pólo Petroquímico de Camaçari, um dos maiores do país, que iniciou suas operações em 1978 e está localizado a 35 km de Salvador.

Após a leitura do artigo, verifica-se que o autor traz a informação de que há uma “barreira” de comunicação entre as autoridades locais (dosmunicípios citados) em conjunto com os órgãos reguladores do meio ambiente e a população local , no que se refere ao esclarecimento sobre os riscos da ação de contaminantes específicos nos recursos hídricos da região, em especial, das águas subterrâneas subjacentes ao Pólo.
Realidade esta que caracteriza o não cumprimento das Leis Orgânicas dos Municípios de :
1. Dias D’ávila , que diz no capítuloIV- Do meio ambiente,artigo 145:

“§ 1º - Para assegurar a afetividade desse direito, incumbe ao município:
...........
III - exigir, na forma da lei, para instalação de obra, atividade ou parcelamento do solo potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudos práticos e impacto ambiental, a que se dará publicidade;

IV - controlar a produção, a comercialização eo emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente;
.....
VII - garantir o amplo acesso da comunidade às informações sobre fontes causadoras da poluição e degradação ambiental;
XII - preservar todo lençol freático do município;
... XIV - permitir o tráfego de carretas transportando produtos tóxicos e inflamáveis em caráter...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estresse Antropogênico
  • impactos
  • impacto
  • Impactos
  • impacto
  • Impactos
  • Impacto
  • Impacto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!