IMPACTOS AMBIENTAIS NO RIO NEGRO- CIDADES DE MAFRA- SC E RIO NEGRO-PR

Páginas: 11 (2637 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014










































































SUMÁRIO
1 introdução 3
2 refencial teórico 4
3 Conclusão 13
4 REFERÊNCIAS 14
1 introdução
A água é o bem mais importante para a vida na terra, sem ela não seria possível a existência de nenhum tipo de vida, tanto é, que uma das primeirascoisas que os cientistas que procuram vida em outros planetas procuram é por ela. Hoje podemos afirmar que são raríssimas as fontes de água que não sofreram direta ou indiretamente algum tipo de ação do homem. Só o fato de existirmos já nos faz responsáveis por poluir as fontes hídricas, quando damos descarga em nosso vaso sanitário ou lavamos nossas mãos já estamos contribuindo para degradação do meioem que vivemos.
Neste trabalho procuramos identificar através de uma pesquisa de campo, as principais fontes poluidoras no perímetro urbano de nossas cidades Mafra-SC e Rio Negro-PR. O rio escolhido para nossa pesquisa foi o Rio Negro que é um rio da bacia do Rio Paraná que banha os estados do Paraná e de Santa Catarina, fazendo parte da divisa entre estes estados, por toda sua extensão.

2refencial teórico
2.1.1 RIO NEGRO
No rio Negro afluem águas servidas, ou seja, águas que já passaram por algum processo industrial e residencial, e tem sua qualidade comprometida, como por exemplo, águas de pia, esgotos etc. Isso faz com que grande massa de matéria orgânica se desenvolva, apesar de o rio ser um ambiente lótico (corrente) pode haver proliferação de algas nas encostas e tambémfazer com que a demanda de oxigênio dissolvido cresça e assim grande parte da fauna seja prejudicada devido ao lançamento inadequado destes afluentes.
Possíveis soluções seriam a canalização de esgoto e o devido tratamento nas duas cidades (Mafra SC e Rio Negro PR), políticas educacionais para a população, remoção e devida adequação da população ribeirinha, recuperação da mata ciliar segundolegislação vigente.
Mafra e Rio Negro sofrem com enchentes ocasionais. A maioria das chuvas anômalas no sudeste da América do Sul, incluindo Santa Catarina e Paraná, vem sendo associada à simultânea ocorrência de eventos intensos do fenômeno El Niño, como aquelas em 1911, 1957, 1983, 1987, 1998, entre muitas outras. Entretanto, chuvas intensas, ainda que em escala espacial menor, podem ocorrerindependentes da influência de grande escala do El Niño, como ocorreu em 1984 e em 2008. As enchentes de 1983, que causaram danos materiais na ordem de US$ 1,1 bilhão em todo Estado de Santa Catarina, atingiram um pico no nível do rio Itajaí-açu de 15,34 m. Foram seguidas pelas inundações de 1984, com um pico de 15,46 m. Em 1987, o fenômeno El Niño provocou, em fevereiro, enchentes em 15 municípioscatarinenses e em 1997 voltou a agir causando inundações de grandes proporções em Santa Catarina, nos meses de janeiro e outubro. Em janeiro daquele ano, 35 municípios foram afetados e em outubro as cheias inundaram 37 cidades.



Figura 1: caminhão ajudando moradores na cidade de Rio Negro na enchente de 2010.
Fonte: Site globo.com


Figura 2: cidade de Rio Negro na enchente de 2010.
Fonte: Siteglobo.com
Há muito descaso com a nossa natureza na região do Rio Negro como constatado em uma descida de bote a remo que a turma do SOS rio Negro fez no carnaval de 2007, por 65 km de distância, onde ficou constatada muita degradação.
Na Cidade de Mafra na mata próxima ao Campo de Peri, além do encontro de macumba e entulhos habituais (infelizmente), como geladeira, fogão, poltrona, televisores,houve um triste achado: o ninho de uma saracura (Aramides saracura), no alto da árvore, mas feito com material reciclável, como sacola plástica.
O rio Negro possui grande variedade de peixes - lambaris, bagres, mandis,caras, cascudos, curimbas, saicangas, traíras e carpas, sendo que estas chegam a pesar mais de 20 quilos. Também podemos encontrar os estenobiontes que são organismos que tem um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • impactos ambientais na construção sobre a ponte do rio negro
  • Exodo Rural Rio Negro-PR
  • Rio Negro
  • rio negro
  • Rio negro
  • Ponte sobre o rio negro
  • Ponte sobre o rio negro
  • Ponte sobre o rio negro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!