Impactos ambientais na extração de hidrocarbonetos

Páginas: 6 (1445 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
IMPACTOS AMBIENTAIS
A respeito das conveniências referidas, o uso da biomassa em larga escala também exige certos cuidados que devem ser lembrados, durante as décadas de 1980 e 1990 o desenvolvimento impetuoso da indústria do álcool no Brasil tornou isto evidente. Empreendimentos para a utilização de biomassa de forma ampla podem ter impactos ambientais inquietantes. O resultado poder serdestruição da fauna e da flora com extinção de certas espécies, contaminação do solo e mananciais de água por uso de adubos e outros meios de defesa manejados inadequadamente. Por isso, o respeito à biodiversidade e a preocupação ambiental devem reger todo e qualquer intento de utilização de biomassa.
Atualmente, há correntes que questionam o impacto ambiental do álcool combustível, pelos severosdanos do desmatamento necessário para abrir espaço à monocultura de cana-de-açúcar e pelo efeito nocivo da queima da palha da cana, necessária para se preparar a cana para a produção de álcool. Esses danos hoje já se fazem sentir, apesar da utilização do álcool ser ínfima se comparada aos derivados de petróleo. Contudo, a queima da palhada está decaindo com o aumento da mecanização da lavoura.Também deve-se levar em conta o fato de que o efeito da queima é minimizado pela absorção de CO2 através da fotossíntese da cana-de-açúcar.
O carvão, embora seja um componente importante da matriz energética de vários países, principalmente no hemisfério norte, não tem uma boa reputação junto aos ambientalistas, sendo quase sempre associado com geração de energia ambientalmente incorreta. A alegaçãodos ambientalistas é que a emissão de gases durante a queima de combustíveis fósseis, entre eles o carvão mineral, principalmente o dióxido de carbono (CO2 ), aumenta o chamado efeito-estufa, contribuindo para o aquecimento global do planeta e, consequentemente, causando danos irreparáveis ao meio-ambiente.

A geração termelétrica a carvão mineral representa 39% da geração do mundo e deverácrescer cerca de 2% ao ano até 2030, segundo dados do IEA (Agência Internacional de Energia - EUA). Países como a Alemanha, que tem 52,2% de sua energia gerada a carvão, e países como os USA, Polônia, Austrália, África do Sul têm no carvão a sua base de geração de energia elétrica devido à segurança de suprimento, menor custo e baixo índice de emissões. O carvão no mundo, por ter reservas para mais de200 anos e estar distribuído em 75 países, garante o suprimento estável e com preços mais competitivos de energia.

Novas tecnologias de utilização de carvão desenvolvidas e aplicadas ao longo das últimas décadas têm aumentado a eficiência das plantas e diminuído substancialmente as emissões atmosféricas. Um grande esforço tecnológico está sendo feito para reduzir as emissões de CO2, primeiro viaaumento de eficiência das usinas e segundo com o desenvolvimento de tecnologias de emissões zero com foco no sequestro de carbono e na geração de hidrogênio via carvão mineral.

Países como Austrália, USA e a UE estão investindo bilhões de Dólares em pesquisa, desenvolvimento e demonstração destas novas tecnologias. Como o carvão representa a maior reserva conhecida de combustíveis fósseis doBrasil (32 bilhões de toneladas) deve-se discutir com especialistas do mundo o estado da arte do uso de carvão no mundo e seus reflexos no Brasil.

O uso de carvão na geração termelétrica pode ser uma opção estratégica, já que a matriz energética brasileira é predominantemente hídrica, correspondendo a 79% da geração de energia elétrica no Brasil. Neste cenário, plantas termelétricas envolvendotecnologias a óleo combustível, gás natural e queima de carvão pulverizado respondem por menos de 19% da energia total.

O estudo de viabilidade do projeto proposto contempla no investimento a utilização de tecnologia mundialmente encontrada em diversas usinas termelétricas ao redor do mundo, atendendo às mais severas restrições ambientais. A tecnologia básica é a de caldeiras operando carvão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS PELA EXTRAÇÃO DE MINÉRIO
  • impactos ambientais causados pela extração de petroleo
  • Impactos ambientais causados pela extração de polpa de celulose
  • Impacto ambiental causado pela extração de iscas vivas utilizadas em pescas
  • Impactos ambientais
  • Impacto ambiental
  • Impactos ambientais
  • Impacto Ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!