IMPACTOS AMBIENTAIS DE RESÍDUOS SÓLIDOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

736 palavras 3 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO nome do curso

nome do(s) autor(es) em ordem alfabética

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO:
O crescimento da população urbana, se faz acompanhar pelo aumento da geração de resíduos sólidos urbanos, bem como, pela necessidade de locais específicos, afastados dos núcleos populacionais e que atendam requisitos para reduzir o potencial da contaminação dos solos, do ar e das águas, superficiais e subterrâneas, alterando suas características físicas, químicas e biológicas e que coloca em risco a saúde humana.
O crescimento acentuado da geração de resíduos sólidos e sua concentração especial devido á urbanização diminuem as chances de assimilação dos resíduos pelo meio ambiente. A poluição destes compartimentos ambientais pode atingir níveis de contaminação, afetando o meio antrópico e biológico.
As características físicas dos resíduos podem ser associadas a vários impactos negativos no meio físico como alteração da paisagem pela poluição visual, a liberação de maus odores ou substâncias químicas voláteis pela decomposição dos resíduos. Ainda, materiais particulados podem ser dispersos pela ação do vento ou serem liberados juntos com gases tóxicos quando os resíduos são queimados.
Outro problema comum em áreas urbanas, é o lançamento de resíduos contaminados em encostas de rios, estradas e ruas, assim aumentando o rico de deslizamentos e de entupimentos de bueiros destas áreas. Por sua vez, as características químicas são associadas aos impactos, como poluição ou contaminação química por substâncias perigosas presentes nos resíduos, carreadas pela infiltração de lixiviado no solo e nos aquíferos subterrâneos ou quando este atinge, por escoamento superficial, corpos d´água (CASTILHO JÚNIOR, 2006)
São grandes os problemas enfrentados por conta da poluição que acontece pela população jogar os

Relacionados