Impactos ambientais das ind strias no Brasil

Páginas: 11 (2561 palavras) Publicado: 27 de julho de 2015
Impactos ambientais das indústrias no Brasil

Impactos ambientais são as consequências negativas geradas ao meio ambiente, originárias de ações humanas. Estas ações podem provocar diversos tipos de degradação ambiental no solo, na água e na vegetação.
 
Atividades geradoras de impactos ambientais no Brasil e suas consequências:
 
Urbanização e industrialização sem planejamento
 
O crescimento decidades sem que haja planejamento urbano adequado pode ser causador de vários impactos ambientais.
Um dos principais é a retirada de áreas verdes para a construção de prédios, residências, fábricas e outros tipos de construção. Com pouca área verde, aumenta muito a poluição atmosférica, além de ser um fator determinante no aumento de enchentes e alagamentos em períodos de grande quantidade dechuvas.
O estabelecimento de grande quantidade de indústrias no meio urbano, sem que haja planejamento, também pode causar poluição de rios e aumentar a poluição do ar. Sem contar que muitas indústrias contaminam o solo com produtos químicos e metais pesados como, por exemplo, o chumbo.
Os rios de cidades que crescem rapidamente, sem planejamento, podem sofrer também com a grande quantidade de lixo eesgoto doméstico que são jogados em suas águas.
O crescimento populacional gera o aumento significativo na produção de lixo orgânico e resíduos sólidos. Caso não haja uma eficiente forma de tratar e reciclar todo este lixo, pode ocorrer contaminação de solo e aumento da poluição nos rios, principalmente, por materiais plásticos.
Exemplos de áreas que sofrem com estes problemas no Brasil: RegiãoMetropolitana de São Paulo, cidade do Rio de Janeiro, cidade de Belo Horizonte, cidade de Porto Alegre e outras grandes capitais brasileiras.
 
Mineração
A atividade mineradora e o garimpo promovem impactos diretos na natureza, levando a deterioração do ambiente. Tanto o garimpo quanto a mineração extraem recursos que se encontram no solo ou no subsolo, de onde são retirados diversos tipos deminérios (ouro, prata, minério de ferro, estanho, bauxita e muitos outros). 
Minérios, como o carvão e o petróleo, são utilizados como recursos energéticos e matéria-prima. Atualmente é impossível imaginar que a sociedade deixe de explorar os minérios existes ao longo da litosfera terrestre, uma vez que são fundamentais para o desenvolvimento industrial. 
No Brasil, a extração de pedras preciosas ousemipreciosas é desenvolvida por uma atividade denominada de garimpo, nela são obtidos ouro, diamante, esmeralda, cassiterita e etc. A garimpagem geralmente é executada de forma tradicional nas margens de rios, em locais que recebem grande volume de sedimentação e em planícies fluviais, principalmente nas Bacias hidrográficas do Amazonas e do Paraguai. 
O garimpo mecanizado produz profundos impactosnos ambientes fluviais, destruindo as margens dos rios e modificando profundamente a paisagem. Sem contar que contamina as águas com aplicação de mercúrio e outros detritos; o prejuízo ambiental é muito elevado, pois os rios são assoreados, a fauna é contaminada, a cobertura vegetal é retirada e compromete a saúde do homem. 
Os danos gerados nas áreas onde são desenvolvidas a mineração ougarimpagem são irreversíveis. Diante desses fatos percebemos que a lucratividade oriunda da extração mineral fica nas mãos de uma minoria e os prejuízos ambientais para toda a população atual e também futura. 
Exemplos de áreas que sofrem com estes problemas no Brasil: Pará (extração de bauxita, cobre, manganês, ouro e níquel), Minas Gerais (extração de ouro e manganês) e Goiás (extração de níquel ecobre).
 
Agropecuária
Os danos causados pela produção de gado ameaçam a flora e a fauna em todo o globo. Calcula-se que um estilo de vida mundial sem carne impediria mais de 60% da perda da biodiversidade.

DESMATAMENTO
A pecuária é um dos principais motores do desmatamento.
Desde a década de 1990, aproximadamente 90% do desmatamento da Amazônia ocorreu devido ao desbravamento de terras para o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ind Stria E Degrada O Ambiental
  • O Surgimento Da Gest O Ambiental Nas Ind Strias
  • A Ind Stria Do Cimento E O Desenvolvimento Do Brasil
  • Gest o e certifica o ambiental em ind strias
  • A IND STRIA NO BRASIL 4 ETAPA
  • Impactos ambientais urbanos no brasil.
  • impactos ambientais da copa no brasil
  • Ind Stria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!