Impactos ambientais da industria petroquimica

Páginas: 21 (5073 palavras) Publicado: 7 de maio de 2014


1.INTRODUÇÃO

Os impactos ambientais gerados pela indústria petroquímica tendem a ser analisados, pois cada vez mais essas indústrias estão presentes dentro do cenário mundial, dessa forma é preciso entender e compreender a magnitude dos resultados gerados para o meio ambiente.

Consiste em analisar os potenciais impactos ambientais e socioambientais, negativos ou positivos, logo ograu dos resultados gerados pelos impactos podem variar, mas para isso e necessário uma percepção técnica aguçada para amenizar os problemas no meio e na sociedade.

Com base nos dados do IEA de 2005, cerca de 81% das fontes de energia utilizadas comercialmente são derivadas de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás natural. Todavia, sabe-se que a população global tem crescido a taxassurpreendentes e, por consequência, a demanda por energia também. Logo o estudo dos impactos e de extrema importância, pois assim podemos computar, catalogar e solucionar tais problemas.
















2.HISTORICO
Segundo a associação brasileira da indústria química a indústria petroquímica é um segmento da indústria química caracterizada por utilizar derivados de petróleo (anafta) ou o gás como matérias-primas básicas.

Situado no maior departamento da indústria de transformação , a industria petroquímica, usa métodos sofisticados para manipular as moléculas de hidrocarbonetos, derivando vários produtos e matérias primas, de outros segmentos da industria.

A petroquímica normalmente separa os componentes do petróleo por destilação. No Brasil, o petróleo éencontrado em águas oceânicas profundas, o que encarece a sua extração. O maior estado produtor é o Rio de Janeiro, na Bacia de Campos, cuja contribuição é de quase 75%. A cidade-base de exploração desse mineral é Macaé. A petroquímica cresceu vertiginosamente nesse último século, para suprir a demanda da sociedade, com a necessidade de substitutos mais lucrativos para diversos produtos, como porexemplo o algodão, o marfim, a madeira, etc. A indústria de plástico, chamada de indústria da 3ª geração, é uma indústria que sobrevive do petróleo e seus gases. Os países com indústrias petroquímicas de maior porte são os Estados Unidos, Canadá, as potências européias e o Japão.

A indústria petroquímica global assim como a nacional se organizam em pólos para aproveitar as sinergias logísticas, deinfraestrutura e de integração operacional, e, com isso, minimizar os custos. As unidades que formam um pólo petroquímico são, principalmente, as de primeira e segunda geração, podendo estar empresarialmente integradas ou não.
Primeira Geração – São as produtoras de petroquímicos básicos, produtos resultantes da primeira transformação de correntes petrolíferas (nafta, gás natural, etano etc.)por processos químicos (craqueamento a vapor, pirólise, reforma a vapor, reforma catalítica etc.). Os principais produtos primários são as olefinas (eteno, propeno e butadieno) e os aromáticos (benzeno, tolueno e xilenos). Secundariamente, são produzidos ainda solventes e combustíveis.
-Polo de São Paulo(petroquímica União): início de operação 1972
-Polo de Camaçari(Bahia): início de operação1977
-Polo de Triunfo(Rio Grande do Sul): início de operação 1982
-Polo de Duque de Caxias(Rio de Janeiro): início de operação 1990

Segunda Geração – São as produtoras de resinas termoplásticas (polietilenos e polipropilenos) e de intermediários, produtos resultantes do processamento dos produtos primários, como MVC, acetato de vinila, TDI, óxido de propeno, fenol, caprolactama,acrilonitrila, óxido de eteno, estireno, ácido acrílico etc. Esses intermediários são transformados em produtos finais petroquímicos, como PVC, poliestireno, ABS, resinas termoestáveis, polímeros para fibras sintéticas, elastômeros, poliuretanas, bases para detergentes sintéticos e tintas etc.

Terceira Geração – São as empresas de transformação que fornecem embalagens, peças e utensílios para os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processos ambientais em uma indústria petroquímica
  • Impacto Ambiental da Indústria Química
  • impactos Ambientais da Indústria do Petróleo
  • Impactos ambientais da industria
  • Impactos ambientais da industria textil
  • IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELAS INDÚSTRIAS
  • Impacto Ambiental na Industria de Alimentos
  • Impacto ambiental da industria de laticinios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!