Impactos ambientais da indústria de petróleo

Páginas: 9 (2246 palavras) Publicado: 7 de junho de 2011
Introdução
Este trabalho tem por objetivo analisar os principais impactos ambientais da indústria de refino de petróleo, dando ênfase aos impactos sobre o meio físico, gerados pela poluição do ar, da água e do solo. Os resultados obtidos indicam que tais impactos são substanciais, levando-nos a recomendar cuidados especiais quando da expansão e/ou construção de refinarias no Brasil.Desenvolvimento
O petróleo é um produto da natureza de grande importância para a nossa vida de todos os dias. A palavra quer dizer "óleo de pedra". Este começou a ser usado há mais de 3000 anos, por povos antigos que utilizavam uma massa espessa que aparecia à superfície da Terra, para a construção dos seus palácios e até para reparar os seus barcos. No Egito, era usado para preparar múmias, para curardoenças de pele e, mais tarde, para iluminação. Foi tirado pela primeira vez do fundo de um poço em 1859, em Titusville - uma cidade dos Estados Unidos da América - pelo Coronel Drake. Mas foi mesmo quando apareceram os primeiros automóveis que o petróleo começou a ser uma fonte muito importante.
Há milhões de anos, os restos de animais e plantas foram se depositando uns sobre os outros, formandocamadas, e sofreram, ao longo do tempo, a ação das bactérias. Através da pressão, e do calor produzidos ao longo de milhões de anos, que se formou o petróleo bruto (sua forma líquida) e o gás natural (em sua forma gasosa).
O petróleo é um importante recurso natural. Em suas formas refinadas é usado para produção de energia e para a manufatura de materiais sintéticos como plásticos. Enquanto seusresíduos asfálticos são usados para queima, construção e estradas. A produção de energia é sem dúvida a maior utilização de petróleo, responsável por 39% da energia produzida.
Por ser extraído em locais distantes do seu consumo, é normal que este seja transportado em grandes quantidades. Os mais importantes métodos de transporte de petróleo ocorrem por reservatórios oceânicos e por oleodutossobre a terra.
Estes métodos de transporte podem poluir o ambiente através de acidentais derramamentos de petróleo por operações de descarga (por exemplo, a limpeza de tanques de estocagem).
Ocorreram alguns derramamentos grandiosos envolvendo grandes quantidades de petróleo bruto de super reservatórios sem capacidades e plataformas fora da costa. O refinamento do petróleo causa crônicascontaminações, poluição pela descarga de hidrocarbonetos e por frequentes pequenos derramamentos.
Durante o refinamento do petróleo bruto, várias frações de hidrocarboneto são separados por destilação fracionada em temperaturas específicas. Alguns desses produtos são: gás natural, gasolina, querosene, óleos lubrificantes, combustível para navios, entre outros. Processos secundários podem converter fraçõesmais pesadas em produtos mais leves e úteis. Este processo secundário pode aumentar o rendimento da gasolina a mais de 50% da quantidade original de petróleo bruto.
A importância do petróleo em nossa sociedade, tal como está atualmente organizada, é extensa e fundamental. O petróleo não é apenas uma das principais fontes de energia utilizadas pela humanidade. Além de sua importância comofornecedor de energia, os seus derivados são a matéria-prima para a manufatura de inúmeros bens de consumo, e, deste modo, têm um papel cada dia mais presente e relevante na vida das pessoas. A concepção de um mundo sem as comodidades e benefícios oferecidos pelo petróleo implicaria na necessidade de uma total mudança de mentalidade e hábitos por parte da população, numa total reformulação da maneira comoa nossa sociedade funciona. Nesse contexto, a etapa de refino é o coração da indústria de petróleo, pois sem a separação em seus diversos componentes, o petróleo em si, possui pouco ou nenhum valor prático e comercial. A importância do refino dentro de toda a cadeia produtiva do petróleo não se resume apenas ao ponto de vista estratégico. Do ponto de vista ambiental, as refinarias são grandes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Impacto gerado pela a indústria do petróleo.
  • Impacto Ambiental do Petroleo
  • Impacto ambiental provocado pelo petróleo
  • impactos ambientais causada pelo petroléo
  • impactos ambientais do petroleo
  • Impactos ambientais na exploração do petróleo
  • Impactos Ambientais pelo Petróleo
  • Ciclo do petróleo e impactos ambientais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!