Impactos ambientais da globalização

Páginas: 5 (1072 palavras) Publicado: 19 de agosto de 2014

Introdução
Esse trabalho tem como tema a termologia, contém definição de calorimetria, calor absorvido, gás ideal, calor sensível e calor específico.



















Calometria
A calorimetria é a parte da física que estuda os fenômenos decorrentes da transferência dessa forma de energia chamada calor.
Na natureza encontramos a energia em diversas formas. Uma delas,que é muito importante, é o calor. Para entendê-lo, pense em uma xícara de café quente sobre a sua mesa. Após algum tempo esse café estará frio, ou melhor, com a mesma temperatura que o ambiente. Esse fenômeno não é uma exclusividade da xícara de café quente, mas ocorre com todos os corpos que estão em contato de alguma forma e com temperaturas diferentes. 


Calor sensível
Como vimos, uma dasconsequências das trocas de calor, é a variação de temperatura do corpo. Se receber calor, esse corpo poderá sofrer um aumento de temperatura e, se ceder calor, uma possível queda de temperatura. É possível calcular a quantidade de calor trocado pelos corpos através da seguinte equação matemática:
Q=m.c.ΔT
Essa equação é conhecida como a equação fundamental da calorimetria e mostra que o calorsensível depende da massa (m), do calor específico (c) e da variação de temperatura do corpo (
Δt


Gás ideal
A dilatação dos sólidos e líquidos, vemos que quando esses materiais têm suas temperaturas aumentadas sofrem variação em seu volume, ou seja, dizemos que os materiais líquidos e sólidos sofrem aumento em suas dimensões. Em ralação aos gases, podemos dizer que não possuem o mesmocomportamento dos sólidos e dos líquidos, pelo fato de eles ocuparem todo o recipiente em que estão contidos e também pelo fato de eles poderem estar submetidos a pressões diferentes.
Assim como todos os materiais sólidos e líquidos, os gases são compostos por um número gigantesco de átomos e moléculas que se movimentam de acordo com as leis da cinemática. No entanto, é impossível escrever equações demovimento dessas partículas e tentar acompanhar o movimento de cada uma delas. Por exemplo, o número de moléculas de gás oxigênio e nitrogênio, contidas em um litro de ar, é da ordem de 1022 moléculas. Mesmo os computadores mais potentes não conseguem levar em conta tamanho número de equações.
 Para simplificar o estudo, costuma-se trabalhar com características macroscópicas dos gases. Porexemplo, a pressão que um gás exerce sobre as paredes do reservatório que o contém é a medida da força total exercida pelas moléculas que estão se chocando contra a parede naquele instante, dividida pela área em questão. Assim, apesar de não se conhecer com detalhe a contribuição de cada molécula para a força total, pode-se medir a contribuição média por molécula para a pressão.
Usualmente, descrevemosum gás a partir de quatro variáveis, que podem ser facilmente medidas em laboratório: a temperatura, o volume, a pressão e a quantidade de gás (em massa ou em número de moléculas). Entretanto, pode ocasionar a variação de outra. Ao alterarmos a temperatura do gás, seu volume ou sua pressão irá mudar.
Para que tenhamos um gás ideal, precisamos que ele seja portador de algumas característicasbásicas.



Características de um gás ideal
É composto de partículas puntiformes, ou seja, de tamanho desprezível; dessa maneira, elas não podem realizar movimento de rotação.
A força de interação elétrica entre as partículas devem ser nulas, ou seja, elas devem estar bem afastadas para que não haja força elétrica.
Há ocorrência de interação apenas durante as colisões, que são perfeitamenteelásticas; e após esta colisão entre duas partículas, não há perda de energia na forma de calor.
Então, para que o gás possa ser dito ideal, deve ter pressão baixa (as partículas devem estar mais afastadas uma das outras) e alta temperatura (as partículas devem vibrar com mais energia).
O estudo do comportamento dos gases resultou em uma relação entre as variáveis: temperatura, pressão, volume e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os impactos da globalização
  • Impactos da globalização
  • impactos da globalização
  • Impactos ambientais
  • Impacto ambiental
  • Impactos ambientais
  • Impacto Ambiental
  • impacto ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!