Impactos Ambientais da Exploração e Produção de Petróleo

Páginas: 9 (2216 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2014

INSTITUTO COPPEAD DE ADMINISTRAÇÃO
MBA ECONOMIA E GESTÃO EM ENERGIA (TURMA 10)
DISCIPLINA: MEIO AMBIENTE
PROFESSOR: CARLOS EDUARDO YOUNG
GRUPO 1:
NATÁLIA HENRIQUES
CARLOS ODÍLIO
NÍVEA PEREIRA
MARCOS XAVIER
PAULO GABRIEL MENDONÇA



COPPEAD
Economia e Gestão em Energia
(Turma 10)



TRABALHO DE CONCLUSÃO DE MÓDULO

MEIO AMBIENTE






Impactos Ambientais daExploração e Produção de Petróleo

Introdução

Embora seja um recurso natural não renovável, o petróleo é a principal fonte de energia utilizada pela nossa sociedade. Riscos são inerentes a todas as atividades relacionadas ao petróleo, do poço ao posto. Há riscos de explosões, derramamentos, contaminações, extinções, etc. A exploração deste recurso causa diversos impactos ao meio ambiente, e por estarazão, a execução desta atividade exige um processo de licenciamento ambiental que determina medidas para minimização dos impactos negativos.
O objetivo deste trabalho é, de forma sucinta, enfatizar e elencar os possíveis impactos ambientais negativos gerados pela Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural (E&P), e apresentar as ferramentas de licenciamento e controle dessa atividade.Palavras-chave: Petróleo. Impacto Ambiental. Meio Ambiente.

1. A Responsabilidade Social Corporativa das Empresas

A Constituição de 1988, no artigo 225, afirma que: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum ao povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as futuras gerações”.Estamos acostumados a utilizar diversas fontes energéticas em nosso dia a dia, porém ao utilizarmos estas fontes, não refletimos sobre seu uso racional e seus impactos sobre o meio ambiente. O desenvolvimento econômico e a qualidade de vida de uma sociedade podem ser avaliados pela forma e pela intensidade da utilização de energia. As atividades da indústria petrolífera envolvem diversos impactosao meio ambiente, sobretudo o processo de extração.
O petróleo é a principal fonte energética do atual modelo de desenvolvimento e por esta razão, os impactos ambientais gerados pela extração deste fóssil sempre foram tolerados. Porém, a convenção do desenvolvimento sustentável é atualmente uma realidade no mercado, mudando o padrão de atuação e de concorrência, principalmente nos setorespotencialmente causadores dos impactos ambientais.
Os setores governamentais e empresas têm se preocupado em buscar, ao longo da cadeia produtiva, novas alternativas com a finalidade de reduzir os impactos ambientais das atividades industriais e também, mecanismos de garantir para gerações futuras um meio ambiente mais sadio, fazendo-nos repensar estratégias de produção industrial. As empresas, comoponto de impactos sobre a sociedade, têm se deparado com a equação “lucro versus função social”, questão essa que não era levantada até meados do século XX.
Com o crescente aumento na complexidade dos negócios, a questão “responsabilidade social” vem ganhando importância e exigindo uma nova maneira de agir do empresariado, levando a repensar o crescimento sustentável e envolvendo aspectoseconômicos, sociais e ambientais.

2. Identificação e compromisso com os Impactos Ambientais

Realizar uma análise dos impactos gerados pelas atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural (E&P) é de extrema importância para que se possam tomar, em tempo hábil, as devidas providências com o intuito de amenizar os efeitos causados pelas atividades petrolíferas em uma determinada regiãoexplorada. Algumas medidas por parte dos setores competentes já começaram a alterar o cenário ambiental, ou, pelo menos, a mudar o comportamento de alguns fatores causadores desses impactos.
Trabalhar em conformidade com as Normas ISO 14001 (relativa do meio ambiente) e BS 8800/96 (relativa à segurança e saúde), além de controlar o Limite Máximo Admissível (LMA) para a geração de resíduos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NA EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO
  • Tcc
  • Impactos ambientais na exploração do petróleo
  • Impactos ambientais causados pela produção do petroleo
  • impacto da exploração de petróleo onshore
  • impacto da exploração de petróleo onshore
  • Impactos na exploração do petroleo
  • Exploração e Produção de Petróleo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!