Impactos ambientais da Bubalinoculrura no Município de Itaubal-Amapá

3916 palavras 16 páginas
CAPITULO- 3: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

3.1-IMPACTOS AMBIENTAIS 3.1.1 - HISTÓRICO

A separação entre o homem e a natureza começou no período Neolítico e se aprofundou ao longo de nossa historia, atingindo o ápice a partir da revolução Industrial. A religião e a ciência moderna contribuíram para intensificar essa separação, estabelecendo para o homem o papel de domínio sobre a criação, a partir do conceito mecanicista, a ciência encarava a natureza como uma maquina e, pelos poderes da razão, tal maquina seria utilizada para alimentar o progresso (ARAÚJO, 2007). Um dos marcos simbólicos da emergência da crise ambiental data de 1945 com o inicio da ecologização, que começou no momento em que o meio ambiente deixa de ser um assunto exclusivo dos amantes da natureza e se torna assunto da sociedade civil mais amplo (WOSRTER, 1992 apud GRUN, 1996).
Vários eventos que ocorreram foram dando mais ênfase aos cuidados que se devera ter com o meio ambiente começavam a surgir às primeiras sementes do ambientalismo contemporâneo dando inicio a uma “idade ecológica” (WORTER, 1992 apud GRUN, 1996).
Uma preocupação ainda maior com o meio ambiente surgiu na década de 60 quando o ambientalismo chegava questionando uma serie de valores da sociedade capitalista (GRUN, 1996,). A Proteção da natureza, o não-consumo, a autonomia, o pacifismo eram apenas algumas das muitas bandeiras empunhadas por aqueles que começavam a ser chamados de “ecologistas” (GRUN, 1996).
Este movimento tomou mais forte impulso nos anos 70 onde aquilo que antes eram anseios indefinidos começa a tomar a forma de um movimento social organizado o movimento ecológico (GRUN, 1996). Na década de 80 foi criada a Comissão Mundial do Meio Ambiente em uma assembléia geral da ONU, com o objetivo de pesquisar os problemas ambientais que causavam grandes impactos a sociedade em uma perspectiva global.
No final da década de 80, esta mesma comissão publica o resultado no “Relatório de Brundtland” ou também

Relacionados