IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELAS INDÚSTRIAS

Páginas: 10 (2478 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2014
IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELAS INDÚSTRIAS
Poluição
O termo poluição deriva do latim poluere, que significa “sujar”. Poluição é qualquer alteração provocada no meio ambiente, que pode ser um ecossistema natural ou agrário, um sistema urbano ou até mesmo, em micro escala, o interior de uma casa. Essas alterações podem ser:
» Inicialmente, apenas das proporções ou das características de umdos elementos que formam o próprio meio.
» Resultado da introdução de substancias naturais, porém estranhas, a determinados ecossistemas.
» Causadas pela introdução de substancias artificiais e, portanto, estranhas a qualquer ecossistema.
Poluição do Ar
A poluição atmosférica é um dos problemas mais sérios das cidades e também um dos que mais atingem os sentidos da visão e do olfato. Apoluição do ar é resultado do lançamento de enorme quantidade de gases e materiais particulados na atmosfera ou então de elementos ou partículas que naturalmente não aparecem na composição atmosférica, como é o caso do chumbo, das poeiras industriais.
Em geral, os veículos automotores são os principais responsáveis pela poluição do ar, com destaque para milhares de automóveis particulares que rodamnas grandes cidades dos países desenvolvidos e em muitas cidades dos subdesenvolvidos.
Somente na Grande São Paulo, circulam cerca de 5 milhões de carros particulares, ou seja, um quarto dos automóveis de todo o país rodam 0,09% de sua área total.
A solução seria uma política de estímulo ao transporte coletivo, principalmente de veículos não-poluidores movidos a eletricidade. Além dereduzirem o consumo de energia e, conseqüentemente, poluírem muito menos, tornariam mais fácil o trânsito, possibilitando uma melhor condição de vida no ir-e-vir do trabalho, da escola.
Os principais poluentes lançados na atmosfera são:
» Monóxido de carbono (CO), produto da queima incompleta dos combustíveis;
» Dióxido de enxofre (SO), produto da combustão do enxofre presente nos combustíveisfósseis;
» Monóxido de nitrogênio (NO) e dióxido de nitrogênio (NO), também conhecido como óxidos de azoto (NO), resultante de qualquer combustão que ocorra na presença de ar atmosférico;
» Chumbo (Pb), que costuma ser adicionado a gasolina para aumentar sua octanagem;
Os graves efeitos do monóxido de carbono sobre os seres humanos são amplamente conhecidos. No processo de respiração, omonóxido de carbono forma com a hemoglobina, uma ligação mais estável. A ligação monóxido de carbono-hemoglobina reduz a oxigenação do cérebro e das células, provocando, em pequenas concentrações, dores de cabeça, vertigens.
O dióxido de enxofre e os óxidos de azoto causam ou agravam os problemas respiratórios: asmas, bronquite, pneumonia.
A elevação dos níveis de poluentes na atmosfera traz consigouma série de problemas as pessoas, tais como irritação nos olhos e na garganta e problemas respiratórios, principalmente para as pessoas que já tem predisposição a eles, como os portadores de doenças crônicas do tipo asma e bronquite.
Há alguns fenômenos naturais que agravam a concentração de poluentes na atmosfera, tais como a inversão térmica, os baixos índices pluviométricos, além dadisposição do relevo, que pode dificultar a circulação atmosférica.
A inversão térmica
Trata-se de um fenômeno natural que pode ocorrer em qualquer parte do planeta. Quando a temperatura próxima ao solo cai abaixo de 4 grau, o ar frio, impossibilitado de elevar-se, fica retido em baixas altitudes. Camadas mais elevadas da atmosfera são ocupados com ar relativamente mais quente, que não conseguedescer. Ocorre, assim, uma estabilização momentânea da circulação atmosférica em escala local, caracterizada por uma inversão das camadas: o ar frio fica embaixo e o ar quente acima, fenômeno definido como inversão térmica. Um ambiente muito favorável para a ocorrência da inversão térmica é justamente as grandes cidades. Pelo fato de se apresentarem grande área construída, portanto desmatada e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GESTÃO AMBIENTAL IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELAS INDÚSTRIAS DE CERÂMICAS BRANCA DE PORTO...
  • OS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA URBANIZAÇÃO
  • Impactos ambientais causados pela mineração
  • Impactos Ambientais Causados Pela Minera O
  • Impactos ambientais causados por gases
  • Impactos ambientais causados pela agricultura
  • Impactos ambientais causados pelo Amianto
  • Impactos ambientais causados pelo petroleo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!