Impactos ambientais causado pela construção civil

Páginas: 13 (3037 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2012
1. INTRODUÇÃO:
Desde a antiguidade o homem tem utilizado a engenharia a fim de solucionar os problemas que a sociedade enfrenta. Na construção de muros, pontes, estradas, máquinas, por exemplo, é onde percebe-se o início da utilização e a importância dessa ciência aplicada.
O período de bom momento da economia do país propiciou o crescimento da construção civil e consequente avanço na geraçãode emprego, tornando-a importante para o desenvolvimento econômico e social.
Este crescimento fez com que a fabricação e comercialização de produtos crescessem também, sendo necessária a extração de matéria prima para tal finalidade. No entanto, foi realizada de forma desordenada, ilimitada. Devemos considerar que junto da extração, há os processos de transformação, construção e até mesmodemolição nos quais são gerados e lançados resíduos no meio ambiente.
Além da extração e posterior transformação dos materiais, há uma constante alteração nas paisagens, gerando alterações estéticas e sanitárias no ambiente, que podem atrair efeitos negativos em relação à reação da natureza para com tais atividades humanas. Todos esses processos geram impactos ambientais e afetam a saúde e bem estar dapopulação.
Outro problema dos resíduos é sua errônea deposição no espaço, o que acaba acarretando em problemas como um acúmulo volumoso de resíduos em locais inadequados causando o comprometimento de vias e logradouros, assoreamento de córregos, e quando dispostos de forma desprotegida emitem um mau cheiro e atraem vetores que podem comprometer a saúde da população e impactar mais ainda o meioambiente.
Por possuir essa dualidade – crescimento x impacto, o poder público desenvolveu leis e programas que incentivam uma atitude de cuidado com o ecossistema, orientando o destino dos resíduos e firmando um compromisso de todos a fim de evitar maiores impactos ambientais. Além do mais, empresas coletoras de entulhos foram criadas e nelas são desenvolvidas tecnologias para o tratamento adequado deuma maneira que possam ser reutilizados os RCC.
Sob todos os aspectos destacados, entende-se que o homem deve buscar conciliar o desenvolvimento com sustentabilidade. Em todo caso, a ideia de sustentabilidade deve ser a base - desde o projeto, durante o período da construção, sua manutenção e até mesmo sua demolição - na qual deve ser idealizada a economia de recursos e o destino adequado dosresíduos gerados em todas as etapas.

2. CONSTRUÇÃO CIVIL E RECICLAGEM
O setor da construção civil, em 2011, teve uma variação positiva no Produto Interno Bruto (PIB) de aproximadamente 4,8% acima do crescimento de 3% da economia brasileira. A construção civil vem crescendo acima do PIB durante três anos consecutivos. Em 2012 as expectativas continuam boas. Segundo o balanço doSinduscon/PR,  nos últimos 10 anos o PIB da construção civil brasileira cresceu  278%, passando de R$ 59,5 bilhões para R$ 165 bilhões.

A Construção civil é o termo referente à confecção de obras como casas, edifícios, pontes, barragens, fundações de máquinas, estradas, aeroportos e outras infraestruturas.
Verifica-se que a construção civil é baseada em cinco ideais:
- Projetos inteligentes:Aproveitamento de terreno para a natureza tais como iluminação solar para poupar lâmpadas.
- Redução de poluição: Reduzir a poluição através do melhor aproveitamento dos materiais uso de ferramentas e separar as sobras das construções.
- Materiais ecológicos: Uso de materiais ecológicos como plástico reciclável, madeira de reflorestamento, concreto reciclável para aumentar a sustentabilidade da construção.- Eficiência energética: Uso de energia solar para aquecer a água e também através do melhor aproveitamento do calor e do frio.
- Aproveitamento de água: A água é o bem mais precioso que Deus deu a humanidade, o desperdício pode ser evitado através do uso do encanamento de maior resistência, e pode- se fazer o aproveitamento de água das chuvas para serem usadas nos serviços domésticos....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Impactos Ambientais causados pela construção civil
  • impactos ambiental na construção civil
  • IMPACTOS AMBIENTAIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
  • Impactos ambientais causados pela construção de represas
  • IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA CONSTRUÇÃO DE RODOVIAS
  • Impactos ambientais na construção civil
  • Impacto ambiental e a construção civil
  • Impactos ambientais da construção civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!