Impacto inflacionáriio

1352 palavras 6 páginas
Goiânia
2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
2 ECONOMIA: INFLAÇÃO 5
2.1 Inflação e regime de metas no Brasil 6
3 CÂMBIO 6
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO
Há muitas discussões a respeito do impacto econômico das oscilações da taxa de câmbio principalmente sobre os preços, porém a maioria dos estudos refere-se a países desenvolvidos, sendo poucos os estudos referentes à economia brasileira. No entanto, a pouca existência de estudos nesta área não nos permite afirmar empiricamente se as oscilações cambiais alteraram a inflação. A literatura afirma que sim, porém os testes a respeito são limitados.
A motivação para este estudo vem da importância de conhecer e entender as relações entre o câmbio e a inflação para o direcionamento da política econômica, pois é preciso conhecer os instrumentos adequadamente para atingir seus objetivos e as formas de atuação. Conhecer a relação câmbio/preços é fundamental num sistema de metas de inflação, pois em tal sistema a autoridade monetária age em resposta à previsão da inflação futura, exigindo o conhecimento de todas as variáveis que afetam a inflação para fazer previsões e para corrigir os desvios da meta proposta.

2 ECONOMIA: INFLAÇÃO

De acordo com Keynes (1982), inflação corresponde a um aumento persistente dos preços em geral, de que resulta uma contínua perda do poder aquisitivo da moeda. Ela é um fenômeno monetário que pode resultar de fatores estruturais, inflação de custos, monetários, inflação de demanda, ou uma combinação de ambos. O pensador afirma que a inflação adquire autonomia para se manter por meio de reações em cadeia, independente do motivo inicial do aumento dos preços, configurando a espiral inflacionária.
Em uma análise das teorias de Keynes, Moran; Witte (1993) escrevem que inflação de demanda ocorre quando existe um excesso de moeda em relação aos bens e serviços disponíveis; a de custos,

Relacionados