Impacto financeiro do verão na cidade de barra velha - sc

Páginas: 11 (2511 palavras) Publicado: 8 de maio de 2011
Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras - FACEL
Assessoria Pedagógica e Extensão – AUPEX

PÓS-GRADUAÇÃO EM AUDITORIA CONTÁBIL E CONTROLADORIA

Economia Aplicada à Contabilidade

Alex Fernando Kvitschal

Prof. Marco Antonio V. Bottene MSc.

IMPACTO FINANCEIRO DO VERÃO NA CIDADE DE BARRA VELHA

Joinville – Santa Catarina

2011

Alex Fernando Kvitschal

IMPACTOFINANCEIRO DO VERÃO NA CIDADE DE BARRA VELHA

Joinville – Santa Catarina

2011

AGRADECIMENTOS

Agradeço às pessoas que direta ou indiretamente, me ajudaram na elaboração desse trabalho.

A minha esposa e filhos, pelo amor, paciência e apoio.

Ao corpo docente do curso de Pós-Graduação em Auditoria Contábil e Controladoria, em especial ao Professor Marco Antonio Bottene,ministrante da matéria de Economia Aplicada a Contabilidade.

Lista de Tabelas

Relatório de entradas de ICMS ano base 2010.........................................................................13

Relatório de entradas de ISSQN ano base 2010.......................................................................14

SUMÁRIO

Lista deTabelas..........................................................................................................................5

Introdução...................................................................................................................................7

Desenvolvimento........................................................................................................................8Conclusão..................................................................................................................................15

Referências Bibliográficas........................................................................................................16

INTRODUÇÃO

O presente trabalho consiste no levantamento, análise e exposição de dados acerca da arrecadação de ISSQN – Imposto Sobre Serviço de QualquerNatureza e ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços na cidade litorânea de Barra Velha – Santa Catarina. Cidade a qual tem como atividades principais o turismo, pesca e agricultura e conta com uma população de 19.494 habitantes, mas que na alta temporada chega a 100.000 habitantes.
Tais dados servirão para posteriores comparativos das arrecadações entre diversos períodos do anoe de outros anos, conseguindo assim checar o real impacto do verão na economia de uma cidade pequena do litoral Catarinense.

DESENVOLVIMENTO

Sabedor que as praias do norte catarinense possuem belezas ímpares, atraindo assim diversos turistas de varias regiões do Brasil e do mundo, focaremos apenas na cidade de Barra Velha – SC , localizada a 60km de Joinville (maior cidade do estado),possui 19.474 habitantes e está a 35m acima do mar.
Para o levantamento dos dados com os quais possamos fazer uma boa análise e comparação de arrecadação de receita em cidades litorâneas, em diversas épocas do ano, utilizaremos como base e parâmetro o ICMS e o ISSQN.

CONCEITOS BÁSICOS DO ICMS
1. INTRODUÇÃO
Com a intenção de facilitar o entendimento das demais matérias desse caderno, estamospublicando um glossário dos principais termos tributários inerentes ao ICMS.
2.TRIBUTOS
A idéia de tributo, em torno da qual se desenvolve o Direito Tributário, possui, enquanto instituto jurídico, definição legal.
Diz o art. 3º do Código Tributário Nacional:
"Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito,instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada."
Nestes termos, podemos decompor a definição em 6 (seis) traços ou características inafastáveis:
a) Prestação pecuniária: o tributo é pago em unidades de moeda de curso forçado (atualmente, em reais). Não há, em regra, tributo in natura (pago em bens) ou in labore (pago em trabalho);
Segundo a Lei nº 8.880, de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • IMPACTOS AMBIENTAIS NO RIO NEGRO- CIDADES DE MAFRA- SC E RIO NEGRO-PR
  • IMPACTOS FINANCEIROS
  • Cidade de palhoça/sc
  • Impactos Ambientais para a agropecuária em SC
  • Bairro da barra balneario camboriu
  • O mundo financeiro e seu impacto nas organizações
  • “Eficiência logística e seus impactos financeiros.”
  • TRansporte público Cidade de Chapecó SC

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!