Impacto dos elementos econômicos na sociedade

Páginas: 11 (2620 palavras) Publicado: 11 de maio de 2012
As perguntas sobre "o que produzir", "de que forma fazê-lo" e "como distribuir nossa produção" fazem parte da rotina diária dos donos de uma empresa, sendo que, de modo resumido, é o conteúdo das graduações e pós-graduações de Economia ou Ciências Econômicas e, da mesma forma, será o conteúdo de cada monografia ou do TCC elaborado pelos mesmos como etapa final. No entanto, a soma dessas perguntasimplica um gasto econômico que, em algumas ocasiões pode chegar a ser imprevisível para quem conta com seu próprio negócio.

A economia de um país arroja variáveis tão complexas, que muitas vezes preferimos fugir deste tema. No entanto, é necessário que os empresários conheçam e saibam manejar esta atividade para aproveitar os benefícios de seu negócio; e os consumidores possam maximizar seubem-estar individual.

ECONOMIA
O QUE É A ECONOMIA?
CIÊNCIAS ECONÔMICAS

O termo tem ao menos três acepções diferentes:

Por um lado, utiliza-se para mencionar a ciência econômica
.
Em segundo lugar, para referir-se ao um sistema econômico em particular, as relações ou situação econômica de uma zona geográfica.

Em terceiro lugar, sendo este último uso menos acadêmico, utiliza-se comosinônimo do correto uso dos recursos ou as vezes para referir-se ao não desperdício ou à poupança dos mesmos ("fazer economia").

Lionel Robbins define a economia como a ciência que estuda "a satisfação das necessidades humanas mediante bens". No entanto, outros como Friedrich Engels afirma que as Ciências Econômicas são aquelas que estudam as leis relacionadas com a "produção, distribuição,circulação e consumo dos bens materiais".

Certamente, os membros de uma sociedade consomem bens e serviços para subsistir, mas é importante que estes saibam como devem administrar estas variáveis para não recair na escassez, ou seja, na falta. Precisamente este é um dos objetivos gerais da economia, dar as ferramentas necessárias para saber como otimizar e manejar situações como estas. Assim, énormal que muitos temas de monografia ou mesmo de artigo científico nesta área do conhecimento abordem a gestão de recursos econômicos, sejam bens, produtos ou valores monetários por parte de uma entidade, um país, uma população, etc.

O indivíduo deve proporcionar o melhor uso aos recursos com os quais conta, e para isso deve levar em consideração o meio econômico no qual se desenvolve: inflação,controle de mudanças, variação de preços, impostos, etc.
TIPOS DE ECONOMIAS

As seguintes definições são ramos que derivam da economia e que estão intimamente relacionadas com o estudo de diferentes fatores que influem no desenvolvimento das ciências econômicas,

Ao longo de décadas de estudo e pesquisa nesta área, o campo foi sendo aprofundado e diversificado, pela própria complexidade daseconomias no âmbito mundial, em pequena e em larga escala o qual derivou numa série de subdisciplinas nas universidades e institutos econômicos; estas são as mais significativas:
MICROECONOMIA

Estuda o comportamento de unidades individuais. Analisa as variáveis que contribuem para estabelecer os preços relacionados com os bens, as quantidades e os benefícios que isto traz para as empresas e osconsumidores. Utiliza uma linguagem matemática para arrojar resultados. Desta feita, este é o campo em que monografias e o tcc tratam de questões de produção em menor escala, sejam mercados de produtos, sejam estudos e projetos de pesquisa realizados dentro de instituições.
MACROECONOMIA

Contrariamente à microeconomia, este ramo estuda o comportamento de agregados, isto é, daquelas variáveisque estão relacionadas com o consumo, a poupança, o investimento, inflação, o tipo de mudança, entre outras. No entanto, este conceito parte do anterior, já que os agregados surgem precisamente de unidades individuais. Um de seus objetivos é diminuir o desemprego e elevar o nível de produção, entre outros aspectos. Temas de monografia focados neste ramo do conhecimento tratam do comportamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Impacto Social e Econômico na Sociedade
  • Impacto Economico
  • Impacto Econômico
  • Impactos Economicos
  • Elementos constitutivos de um sistema economico
  • elementos básicos do sistema econômico
  • Tecnologia e Impacto Economico
  • Crise americana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!