_impacto_das_tecnologias_de_informacao_na_geracao_do_artigo_cientifico-_topicos_para_estudo.pdf transferido com sucesso

9230 palavras 37 páginas
ARTIGOS

O impacto das tecnologias de informação na geração do artigo científico: tópicos para estudo
Suzana Pinheiro Machado
Mueller

Resumo
As novas tecnologias de informação oferecem facilidades para comunicação que independem de distâncias geográficas e permitem a divulgação ampla de informações sobre pesquisas em andamento ou já terminadas. Permitem também a participação de um público imenso nas discussões dos tópicos expostos. Esses fatos modificaram o comportamento dos cientistas quanto à comunicação que precede a publicação do artigo e têm, potencialmente, a capacidade de modificar profundamente o atual sistema formal de comunicação representado pelo artigo publicado em periódico primário.
De que maneira as novas tecnologias afetaram ou poderão afetar a sobrevivência do artigo e do periódico? Neste texto, são revistos estudos clássicos sobre os colégios invisíveis e o fluxo da informação científica, como subsídios para pesquisas sobre o problema. Tópicos específicos de investigação são sugeridos.
Palavras-chave
Tecnologias da informação; Comunicação científica; Colégios invisíveis; Fluxo da informação científica.

INTRODUÇÃO
Os artigos científicos, publicados nos periódicos científicos, além de oferecerem um meio para a preservação do conhecimento neles registrado, servem a pelo menos mais três propósitos: a comunicação entre cientistas, a divulgação de resultados de pesquisa e dos estudos acadêmicos, e o estabelecimento da prioridade científica. Dessas funções, apenas na última citada é considerado como o único meio, gozando, até agora, de consenso na comunidade científica e acadêmica. Nas demais funções, o artigo publicado não é a única nem a primeira vez em que os resultados são divulgados, nem é o principal meio de comunicação entre os cientistas. Entre o início da pesquisa e a publicação de seus resultados em um artigo, há várias instâncias de comunicação e divulgação, em diversos níveis de

Relacionados