Impacto da doença cronica na familia

Páginas: 5 (1214 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2014
Impacto da doença crónica na família
As famílias são guiadas por um conjunto de valores, conhecimentos, crenças e práticas que as influenciam nas acções de promoção da saúde dos seus membros, na prevenção e no tratamento da doença, sendo que estes são construídos ao longo do ciclo de vida familiar e as ajudam a compreender e enfrentar as diferentes situações de saúde e doença (Marcon S. S. etal, 2005).
É bem verdade que a família é detentora de um papel muito importante como promotora de saúde dos seus membros e que esta, confrontada com situações de doença, queixas de mal estar e dor ou hospitalizações, é capaz de se alterar e desenvolver estratégias para lidar com as situações (Marcon S. S. et al, 2005).
A doença crónica causa grande impacto não só na vida do doente mas também nada sua família, afectando a sua qualidade de vida e bem-estar, uma vez que esta arca com a continuidade do cuidado do seu familiar até que este esteja totalmente recuperado, ou quando esta recuperação não é possível, com a condição crónica da doença e, naturalmente as consequências da mesma (Marcon S. S. et al, 2005).

A necessidade de um tratamento diário, as implicações psicossociais e anatureza são alguns dos factores que contribuem para a profunda alteração na vida do doente e da sua família, levando a que ambos fiquem mais vulneráveis e fragilizados (Marcon S. S. et al, 2005).
O aparecimento de uma doença crónica num dos membros coloca à prova o equilíbrio da família, podendo transforma-la significativamente, embora as alterações provocadas dependam sempre da estrutura anterior dafamília, que pode ser mais ou menos flexível (as famílias mais flexíveis normalmente são as que se encontram melhor preparadas para responder à crise), do momento da vida familiar em que a doença ocorre, do membro afectado pela doença, da gravidade e tipo de processo patológico e das crenças á volta dessa doença. A evolução da doença é também um factor que coloca desafios à família, uma vez que nocaso de uma doença progressiva a família confronta-se com uma exigência adaptativa contínua, o que pode levar a um maior desgaste, e no caso de uma doença de evolução constante, alcançando um certo grau de estabilidade, as famílias podem adaptar-se com maior facilidade (Rebelo, M., 2010).
A doença crónica pode surgir em qualquer etapa do ciclo de vida familiar e afecta todos os elementos dafamília, cada um á sua maneira (Carneiro, D., 2009). Com o seu aparecimento tanto o doente (com novas necessidades biológicas, psicológicas, sociais e espirituais) como a família (com novas rotinas e exigências) experimentam processos de mudança que carecem de novas modalidades de resposta por parte do sistema familiar. A família pode adoptar uma atitude optimista, cedendo às exigências da nova doença,agindo como um catalisador do processo curativo, criando um ambiente acolhedor que fomente o sentimento de pertença entre os membros da família e anulando quaisquer tensões e conflitos entre o doente e a família (Rebelo, M., 2010), ou por outro lado, pode afastar-se por incapacidade dos vários membros se ajudarem entre si (Monaham F., Sands J., Neighbors M., Marek J., & Green C., 2010).
Adoença crónica altera a rotina e o planeamento de actividades das famílias, aumentando as responsabilidades das mesmas e exigindo habilidades de natureza médica, social e emocional, particularmente nos casos das doenças incapacitantes, em que o doente deixa de exercer as suas actividades quotidianas. A sobrecarga física, emocional e financeira, os dispendiosos gastos em tratamentos e medicamentos e ascrises recorrentes características deste tipo de doença, levam à criação de dúvidas e de dilemas éticos, individuais, sociais e profissionais por parte do sistema familiar, o que altera o seu normal funcionamento (Marcon S. S. et al, 2005).

Na presença deste tipo de doenças, e tendo sempre em conta a patologia e a grandeza que esta possa atingir, o doente crónico e a sua família iniciam um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O IMPACTO DA DOENÇA DE ALZHEIMER NA FAMÍLIA E O
  • A familia frente doenças agudas e cronicas
  • Familia frente doença crônica e aguda de um membro
  • A FAMÍLIA FRENTE A DOENÇA CRONICA E AGUDA DIANTE DE UM MEMBRO DA FAMÍLIA
  • Doenças cronicas
  • Doenças Crônicas
  • doencas cronicas
  • Doenças Crônicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!