Impacto ambiental e a construção civil

Páginas: 11 (2547 palavras) Publicado: 9 de julho de 2014
IMPACTO AMBIENTAL: REUTILIZAÇÃO DOS RESÍDUOS DE MATERIAIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Gelso Lolatto Centro Universitário de Brusque - UNIFEBEEngenharia Civil - Metodologia Cientifica 27/11/2013

RESUMO

O objetivo principal desse trabalho consiste em compreender os métodos para diminuir os riscos de impactos ambientais causados pela construção civil, visando à redução, reutilização e a reciclagem deresíduos. Também identificar os impactos ambientais causados pelo consumo desenfreado dos recursos naturais sem um controle ou planejamento para sanar necessidades e abastecer a industria da construção civil. As empresas que fornecem materiais para construção civil vêm consumindo gradativamente recursos naturais do planeta. Os resíduos vindos dessas atividades não deixam de serem recursos que omeio ambiente fornece. Queremos descrever alguns materiais que podem ser reaproveitados na construção civil, mostrando sua capacidade de resistência e viabilidade. Mostrar que ainda é muito pouco utilizado os materiais gerados a partir de resíduos e que é viável um programa a longo prazo para otimizar os resultados. Apesar de pouco, atualmente já podemos dispor de alguns materiais reciclados quepodem ser utilizados na construção civil, gerando economia no custo final da obra e substituindo gastos de recursos naturais não renováveis.

Palavras-chave: Resíduos. Impacto ambiental. Construção civil.

1- INTRODUÇÃO

A construção civil é uma das indústrias que mais utiliza recursos naturais, e também a que mais geram resíduos, pelo modo construtivo adotado nosúltimos anos.
A questão ambiental está cada vez mais sendo discutida no mundo inteiro e a conservação do meio ambiente se tornou um dos maiores desafios a ser enfrentado na busca do desenvolvimento sustentável.
O grande volume de resíduos sólidos da construção civil, produzidos diariamente, é um dos maiores problemas das administrações municipais. Dessa forma caberá asociedade reduzir o consumo desenfreado de recursos naturais principalmente os não renováveis, reutilizando os resíduos sólidos, diminuindo o descarte indevido do mesmo na natureza.
O objetivo geral desse estudo é compreender métodos para diminuir os riscos de impactos ambientaiscom a reutilização de resíduos da construção civil. Para isso nossos objetivos específicos serão:
• Identificar os impactos ambientais causados pela construção civil.
• Descrever materiais que podem ser reaproveitados a partir de resíduos sólidos na construção civil.
• Identificar os materiais reciclados que são utilizados na construção civil, geradosa partir de resíduos sólidos.
Por fim traremos alguns autores para essa discussão em especial Luisete A. Karpinsk com o livro, Gestão diferenciada de resíduos da construção civil – Uma abordagem ambiental.

2 – IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA CONSTRUÇÃO CIVIL

A enorme quantidade de resíduos produzidos pela construção civil tem sido notíciafreqüente, pois vem a tempos causando sérios problemas urbanos, sociais e econômicos. O gerenciamento desses resíduos torna-se mais complicado quanto maior for a quantidade produzida. Esta quantidade de resíduos no Brasil é preocupante, porque o impacto ambiental provocado pela disposição incorreta dos resíduos sólidos é agregado pelas precárias condições sanitárias do nosso país. Dados da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • IMPACTOS AMBIENTAIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
  • Impactos ambientais na construção civil
  • Impactos ambientais da construção civil
  • IMPACTOS AMBIENTAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
  • Impactos ambientais causado pela construção civil
  • Relatório Impactos Ambientais na Construção Civil
  • Impactos ambientais causado pela construção civil
  • Impactos Ambientais causados pela construção civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!