IMPACTO AMBIENTAL NA CONSTRUÇÃO DE CORREGO

Páginas: 10 (2427 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2013








































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2.0 OBJETIVO 5
2.1 LOCALIZAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO 5
2.3 ESGOTOs A CÉU ABERTO, UMA FERIDA SOCIAL EXPOSTA! 8
2.4 AVALIAÇÕES DOS IMPACTOS 9
2.5 MEDIDAS MITIGADORAS 10
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 131 INTRODUÇÃO
Meio ambiente é o espaço em que ocorrem as interações dos seres vivos entre si e com o meio em que vivem. Há pouco tempo, tendia-se considerar o ambiente apenas como a vizinhança, os arredores. No entanto, os profundos desequilíbrios e a crescente degradação ambiental provocados pela intervenção humana nas últimas décadas levaram o homem acompreender que o mundo é um só e que o desequilíbrio e a devastação ocorridos em determinados pontos do planeta podem comprometer o ambiente como um todo. Sabe-se também que os problemas globais, como as mudanças climáticas e a destruição da camada de ozônio, acabam por atingir direta ou indiretamente vários pontos da Terra. Por isso, as questões ecológicas passaram a fazer parte de todos osprojeto e programas de desenvolvimento global, nacional, regional ou local (OLIVEIRA, 2003).
Diante do presente trabalho justifica-se a elaboração da preservação ambiental em meio às ações antrópica pelo Homem e a decorrente de exploração, segundo as necessidades e as atividades humanas, dos recursos naturais. Isto se traduz em pressões ou impactos sobre o meio ambiente, que podem exceder a capacidadede suporte e de regeneração dos ecossistemas constitutivos da biosfera, contribuindo para o seu desequilíbrio.
Este trabalho tem como objetivo, analisar, avaliar e diagnosticar as ações dos impactos ambientais corrente no Córrego Mané Falado. Esse córrego localiza-se no perímetro urbano na cidade de Alto Araguaia-MT, mais conhecido como “Mané Falado”, que foi canalizado para drenar áreas úmidascentrais, tornou-se esgoto a céu aberto, até por falta de opções dos moradores, pois o lençol freático é extremamente raso em toda a área urbana, impossibilitando a confecção de fossas sépticas.








2.0 OBJETIVO
O presente trabalho procura identificar os principais impactos ambientais ocorridos no Córrego Mané Falado, tema central desta pesquisa. Os dados foram colhidos e analisadossobre o ponto de vista científico, bibliográfico e prático possibilitou a verificação de processos acelerados de poluição e levantamento de proposta que possam promover a mitigação dos impactos ora sistematizados. Este trabalho tem como objetivo, analisar, avaliar e diagnosticar os impactos ambientais decorrentes de ações antrópicas no Córrego Mané Falado, no município de Alto Araguaia – MT.Realizou-se estudos do tipo exploratório, descritivo e bibliográficos, os dados foram levantados através de livros, internet e órgãos governamentais.
Durante a realização dos trabalhos de campo, observou-se que esse córrego que nada mais é que um esgoto a céu aberto, não possui nenhuma rede de tratamento de esgoto onde o mesmo é eliminado no rio Araguaia causando poluição de suas águas e colocando asaúde da população em risco trazendo doenças e mau cheiro principalmente por acumular lixo tornando-se propício para criadouro do mosquito da dengue. Atenção especial deverá ser destinada à Obra para tratamento do esgoto e cobertura do Córrego Mané Falado é extremamente necessária por uma questão de saúde e bem estar dos moradores e ao meio ambiente, tornando o sistema novamente equilibrado eproporcionando qualidade de vida aos cidadãos que habitam áreas vizinhas, ao córrego.

2.1 LOCALIZAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO
A área em estudo corresponde à construção do Córrego Mané Falado no bairro Gabiroba nas proximidades do Rio Araguaia, região urbana do município de Alto Araguaia – MT. O Mané Falado era apenas um pequeno córrego, onde alguns moradores da cidade pescavam,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • impactos ambiental na construção civil
  • IMPACTOS AMBIENTAIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
  • Impactos ambientais na construção de rodovias
  • Impactos ambientais na construção civil
  • Impacto ambiental e a construção civil
  • Impactos ambientais construção de rodovias
  • Impactos ambientais da construção civil
  • IMPACTOS AMBIENTAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!