Impacto ambiental do lançamento de efluentes orgânicos no corpo hídrico receptor

Páginas: 9 (2138 palavras) Publicado: 16 de dezembro de 2012
Impacto ambiental do lançamento de efluentes orgânicos no corpo hídrico receptor

1 - Introdução
2 - A Poluição por Compostos Orgânicos
3 - Principais Indicadores da Matéria Orgânica
4 - Controle da Poluição por Efluentes Orgânicos: Os Processos Biológicos de Tratamento

-------------------------------------------------
1 - Introdução
O presente texto tem por objetivo apresentarconhecimentos básicos referentes à poluição por efluentes orgânicos, seus efeitos em corpo hídrico, parâmetros para sua avaliação, e processos de controle.
Efluentes: Definição
Efluentes são geralmente produtos líquidos ou gasosos produzidos por indústrias ou resultante dos esgotos domésticos urbanos, que são lançados no meio ambiente. Podem ser tratados ou não tratados-------------------------------------------------
2 - A Poluição por Efluentes Orgânicos
Em um corpo hídrico natural estabelece-se um equilíbrio de seu ecossistema, o qual inclui a própria água, a macro e micro fauna nela presente, a flora e fauna presentes nas margens do rio, o oxigênio do ar, microrganismos diversos, peixes, répteis, etc. Neste grande equilíbrio da natureza, diversosfenômenos ocorrem constantemente, tais como peixes se alimentando de seres inferiores e "respirando" o oxigênio dissolvido na água; seres inferiores alimentando-se de microrganismos, os quais por sua vez também consomem oxigênio dissolvido na água; folhas e galhos de árvores, excrementos de animais em decomposição sendo dissolvidos e fornecendo matéria orgânica para alimentação dosmicrorganismos; o ar repondo o oxigênio necessário ao consumo pelos microrganismos e peixes, insetos pousando na superfície da água, sendo atacados e consumidos por peixes e animais; enfim, um sem número de situações e processos sendo conduzidos ao mesmo tempo, dentro do que se estabeleceu denominar "equilíbrio do ecossistema".
Nas condições acima citadas, a matéria orgânicatem participação fundamental, serve de fonte de alimentação a microrganismos e animais inferiores, sendo suprida por fontes "naturais", ou seja, decomposição de folhas, galhos, excrementos e animais.
Suponhamos que , ao redor desse meio aquático natural, sejam lançados efluentes orgânicos (Os esgotos domésticos, bem como muitos tipos de resíduos industriais, sãoconstituídos, preponderantemente, de matérias orgânicas, por exemplo) que alimentarão peixes e organismos menores.
A medida que a matéria orgânica aumente, começará um desequilíbrio no consumo da mesma, pois os microrganismos que mais se beneficiam quando há excesso de alimento se proliferam de forma rápida, sendo que a população de peixes não aumenta em igual velocidade.
Odesequilíbrio aumenta também na medida em que o consumo de oxigênio no ambiente passa a ser maior, e a reposição através da superfície líquida (que é muito lenta) ou através da fotossíntese de vegetais verdes microscópicos (algas, por exemplo) não é suficiente (Considerando, ainda, que o esgoto lançado "escurece" o ambiente líquido dificultando a penetração dos raios luminosos indispensáveisà realização da fotossíntese).
Quando maior o volume de esgotos ou efluentes lançado em um determinado rio, maior será o consumo de oxigênio provocado neste. Isto é, quanto maior for a concentração de matéria orgânica, maior será a proliferação de bactérias, maior a atividade total de respiração e maior, por conseguinte, a demanda de oxigênio.
O resultado dissoé a redução das concentrações de oxigênio a um nível incompatível com as necessidades respiratórias dos peixes o que causaria a morte de todos.
Porém, é frequente observarmos a presença de grande número de peixes no local de lançamento dos esgotos. O motivo disso é que os esgotos contém grande quantidade de compostos e partículas que servem de alimento aos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • IMPACTOS AMBIENTAIS DE LANÇAMENTO DE ESGOTOS DOMÉSTICOS EM CORPOS RECEPTORES
  • Receptores orgânicos
  • Lançamento de Efluentes
  • Corpo hidrico
  • Avaliação dos impactos ambientais provenientes da geração de efluentes de um  laticínio de pequeno porte ...
  • Resenha: lições não aprendidas: hidrelétricas, impactos ambientais e política de recursos hídricos.
  • Impactos Ambientais na Água Resíduos Tóxicos e Resíduos Orgânicos Acontecimentos Históricos
  • lançamentos de efluentes no ribeirão extrema

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!