Impacto ambiental causado pela extração de iscas vivas utilizadas em pescas

Páginas: 20 (4886 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2012
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO DE TECNOLOGIA AMBIENTAL

IMPACTO AMBIENTAL CAUSADO PELA EXTRAÇÃO DE ISCAS VIVAS UTILIZADAS EM PESCAS

EDNALDO AMARAL TAVARES

São Bernardo do Campo/SP 2005

2

IMPACTO AMBIENTAL CAUSADO PELA EXTRAÇÃO DE ISCAS VIVAS UTILIZADAS EM PESCAS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de TecnologiaAmbiental – UMESP/FACBIO – SBC, para obtenção da graduação de Tecnólogo Ambiental.

Orientador: Prof. Drº Silvio César de Osti

São Bernardo do Campo/SP 2005

3

4

Dedicamos às pessoas que, direta e indiretamente, nos ajudaram a concluir este trabalho.

Oferecemos: Aos nossos familiares pela paciência em todos os momentos do nosso trabalho

5

AGRADECIMENTOS
No desenvolvimento destetrabalho tivemos a oportunidade de contar com a colaboração e o incentivo de muitos amigos, aos quais gostaríamos de externar nosso agradecimento: - Ao Professor Silvio Osti, pela amizade, a oportunidade deste trabalho e da valiosa orientação participativa em todos os momentos; - À Coordenadora do curso Waverli Maia Matarazzo Neuberger, pelo incentivo que nos deu ao longo do curso, para que um dianos tornemos profissionais conceituados; - Á Professora Fernanda Miranda, pelo apoio prestado durante todo o nosso trabalho, principalmente ao estágio supervisionado; - Ao Professor Nestor, pelas sugestões transmitidas a nós, pelo seu conhecimento e experiência de vida, principalmente a profissional; - A todos professores, que nos transmitiram seus conhecimentos ao longo do curso; - Aoscomerciantes e extrativistas que prestaram apoio solidário a nossa pesquisa; - A Sra. Sonia Lima, Diretora de Meio Ambiente da Secretaria de Habitação e Meio Ambiente (SHAMA) da Prefeitura de São Bernardo do Campo; - A Universidade Metodista pela cooperação e amizade de seus docentes, pessoal técnico e administrativo; - Á Delegacia de Investigação Sobre Crimes e Infrações Contra o Meio Ambiente (DICMA) deSão Bernardo do Campo, especialmente ao Dr. Antonio T. P. C. Mesquita, pela receptividade e a atenção dispensada; - Á todos que direta e indiretamente contribuíram para realização deste trabalho.

6

"Que a estrada se abra à sua frente. Que o vento sopre levemente às suas costas. Que o sol brilhe morno e suave em sua face. Que a chuva caia de mansinho em seus campos. E até que nos encontremosde novo, Que Deus lhe guarde na palma de sua mão." (Prece Irlandesa)

7

RESUMO

O estudo teve por objetivo identificar os tipos de iscas vivas comercializadas na região do Subdistrito de Riacho Grande, São Bernardo do Campo/SP, os diversos tipos de vendedores, as formas que são obtidas ou cultivadas e, principalmente, a possível degradação ambiental causada pela sua extração. As espécies deiscas vivas identificadas foram a minhoca (Anelídeos), o “bichinho da laranja” (Menófila), também conhecido por “bigato” e o tenébrio (tenebrio molitor). Essas iscas são vendidas para pescadores que as utilizam em diversas modalidades de pesca, tanto amadora quanto profissional, em rios, represas, lagos, estuários, oceanos e outros. Obteve-se dados quantitativos e qualitativos, através dequestionários, pesquisas in situ, identificando-se os problemas ambientais, sociais e de saúde advindas da extração da minhoca, sendo sugeridas ações e estudos visando medidas de solução ou atenuação. A extração da minhoca é a que mais possibilita causar impacto ambiental. Essa atividade contribui para a retirada da vegetação ciliar, gerando erosão e causando assoreamento nos locais de extração. Asoutras iscas pesquisadas são mais fáceis de cultivar, em virtude do baixo custo e da melhor adaptação em cativeiro e do alimento necessário para sua sobrevivência, somente em caso de produção em larga escala essas iscas poderão causar degradação devido ao excesso de material orgânico em decomposição, onde poderá exalar odores desagradáveis e causar a proliferação de vetores.

8

Observou-se o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • impactos ambientais causados pela extração de petroleo
  • Impactos ambientais causados pela extração de polpa de celulose
  • OS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA URBANIZAÇÃO
  • Impactos ambientais causados pela mineração
  • Impactos Ambientais Causados Pela Minera O
  • Impactos ambientais causados por gases
  • Impactos ambientais causados pela agricultura
  • Impactos ambientais causados pelo Amianto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!