IMPACTO AMBIENTAIS DE RESÍDUOS SÓLIDOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

514 palavras 3 páginas
1. INTRODUÇÃO
As questões relacionadas aos aspectos ambientais em uma instituição hospitalar são de relevância considerável no contexto da manutenção da qualidade de vida de uma sociedade. Os impactos ambientais causados pelo gerenciamento inadequado dos resíduos hospitalares podem atingir grandes proporções, desde contaminações e elevados índices de infecção hospitalar até a geração de epidemias ou mesmo endemias devido a contaminações do lençol freático pelos diversos tipos de resíduos dos serviços de saúde.
O trabalho realizado visa à elaboração de um questionário para realização de um diagnóstico ambiental em um hospital, possibilitando uma análise crítica e mais aprofundada a respeito do gerenciamento dos resíduos gerados nos serviços de saúde- RSS.

2. desenvolvimento A elaboração do questionário a seguir, contemplou os elementos que, direta ou indiretamente, estão sujeitos aos impactos ambientais negativos ou positivos, decorrentes de ações desencadeadas nas diferentes fases de planejamento, implantação e operação do empreendimento em estudo, garantindo a objetividade das análises necessária à consecução dos objetivos pretendidos. A escolha dos pontos apresentados nas questões foi primordial, pois se espera a coleta de informações que possam contribuir significativamente na forma do manejo e gerenciamento dos RSS no hospital.
Sendo assim, a elaboração do material para coleta dos dados, buscou abranger os seguintes pontos:
Análise da paisagem;
Plano de gerenciamento;
Destino final dos resíduos;
Treinamento e reciclagem.

Análise da paisagem:

Como é realizado o manejo dos RSS (Resíduos de Serviço de Saúde)? Como são abrigados dentro do hospital? Existem abrigos temporários de resíduos? Quais?

Plano de gerenciamento:

Existe um Plano de Gerenciamento de Resíduos no

Relacionados