Impactes Ambientais Do Desporto Gest O Ambiental

966 palavras 4 páginas
01/02/2015

Imprimir ­ Impactes ambientais do Desporto ­ Gestão Ambiental ­ Naturlink

Naturlink
Impactes ambientais do Desporto
Sílvia Teixeira – Engª do Ambiente

Que impactes ambientais pode ter a prática desportiva, seja no meio urbano ou em áreas (quase) naturais? Como minimizá­los? Neste artigo é feita uma reflexão introdutória sobre o tema.
O desporto pode ser definido como uma participação organizada que tem por objectivo a manifestação ou o melhoramento das condições físicas e psíquicas de um indivíduo ou grupo de indivíduos, o desenvolvimento das relações pessoais e a obtenção de resultados em competições de todos os níveis.
Por outras palavras, pode dizer­se que o desporto, é uma excelente ferramenta social para melhorar a qualidade de vida e a saúde dos cidadãos.
À medida que as sociedades modernas se vão desenvolvendo, o fenómeno do “desporto” vai adquirindo maiores proporções. Mas também são as sociedades mais avançadas as que maior ênfase, colocam na consciencialização social para proteger o seu investimento.

A natureza, é mais uma atracção para se praticar desporto, e existe mesmo, uma relação simbiótica entre ambos, o que pode trazer vantagens e desvantagens para a própria natureza:

http://naturlink.sapo.pt/Natureza­e­Ambiente/Gestao­Ambiental/content/Impactes­ambientais­do­Desporto?viewall=true&print=true

1/4

01/02/2015

Imprimir ­ Impactes ambientais do Desporto ­ Gestão Ambiental ­ Naturlink

Com isto deve ter­se em conta também o planeamento urbanístico das cidades, devido aos problemas inerentes que impedem um bom desenvolvimento das instalações desportivas, como a ausência de espaço, por exemplo. Assim sendo, pode­se começar a pensar em ecologia desportiva, que se poderá ocupar da boa implementação de instalações desportivas, de jogos e de recreio, no ecossistema local.
Classificação dos desportos em função do meio
De um ponto de vista ambiental, podemos classificar os desportos em dois grandes grupos:
. Desportos que necessitam

Relacionados

  • Relatorio E Contas 2013 1
    132195 palavras | 529 páginas
  • ARTERIAIS 01
    75564 palavras | 303 páginas
  • Teoria da evolução
    159413 palavras | 638 páginas
  • sintese
    159413 palavras | 638 páginas