império Romano

Páginas: 17 (4017 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2013
A Roma Antiga (Origens e Mitos)
No século VII a.C, o Lácio era ocupado por um grupo de pastores e agricultores, o latino, que viviam em aldeias independentes mais que eram unidas por seus ritos e abertas as influencias culturais exercidas pelos etruscos e gregos. Uma dessas aldeias latinas, chamada Roma, estavam em posição ideal para o comercio, pois era próximo ao rio tigre, em um ponto noqual era possível atravessa-lo sem dificuldade, o domínio etruscos transformou Roma na cidade mais poderosa do centro da península Itálica. As origens de Roma ainda hoje são incertas. Pois historiadores gregos incluíram a cidade entre os centros fundados pelo herói troiano Enéas, que havia partido a península itálica depois do incêndio de troia, enquanto Fabio Pctor, o primeiro historiador romano,apresentou o mito de Rômulo e Remo, no qual a lenda diz que os a os gêmeos foram deixados pela mãe no rio tigre em um cesto , ela temia que seus filhos fossem mortos pelo o rei da cidade. Os bebes foram salvos por uma loba, que os amamentou, e foram criados por um pastor. Na idade adulta os irmãos disputaram o trono da nova cidade. Romulo matou Remo e posteriormente tornou-se o primeiro rei danova comunidade.
Estrutura Sociopolítica
Roma Antiga foi uma nação que passou por muitas mudanças que influenciavam no estado de vida de seus habitantes. Os representantes por essas mudanças atuavam diretamente na sociopolítica. Dentro da sociopolítica Romana houveram três fases divididas em: Monarquia Republica e o Império Romano.
- Monarquia
Nesse período foi quando Roma começouassegurar-se e destacar-se das outras civilizações. As principais atividades econômicas de Roma nessa época eram agrárias e não havia muitas possibilidades de mobilidades sociais. A sociedade romana era basicamente composta por três grupos. Os Patrícios (Aqueles que tem pais) ou gentes, porque se agrupavam na unidade básica familiar: Os gens, semelhantes aos do mundo gregos. Grandes proprietários de terrasos Patrícios dominavam a estancias politicas e religiosas. Para os Romanos só quem possuíssem “lar”, ou seja, um ancestral reverenciado como um deus da família poderia participar das decisões politicas e militares da cidade. Os clientes, por sua vez, eram, em geral, parentes menos favorecidos dos patrícios e viviam como agregados em suas casas, agindo como servidores e protegidos de seus superioresnuma economia de troca de favores. Por último, temos a imensa maioria da população: os plebeus sem terras, trabalhavam para os Patrícios e, muitas vezes eram escravizados por dividas pois Roma nessa época, era governada para e por patrícios. Se possuíssem alguma pequena propriedade dedicavam-se a agricultura de subsistência.


Desde sua fundação, Roma crescera e transformava-se numa cidadecom fortes fixações e grupos sociais definidos, com base em critérios de nascimento e riqueza. No Período Monárquico, Roma, segundo as tradições teria tido sete reis: Os primeiros reis são considerados lendários e os últimos são históricos. Em 509 a.C, entretanto os patrícios depuseram o ultimo rei de Roma, Tarquínio, o soberbo. Era o início do período Republicano.

A República
Os patrícios, emtodo período republicano, preocupavam-se em concentrar em suas mãos todo o poder politico. Mas isso era feito tendo-se o cuidado de impedir que eventualmente o poder se concentrasse nas mãos de uma única pessoa, afinal, a “coisa publica” (res publica, em latim). Não poderia ser administrada em favor de interesses particulares. Durante o período republicano, Roma tinha importantes instituiçõespoliticas como os magistrados, o senado e as assembleias.
A maior parte das instituições romanas era orquestrada por patrícios. Os plebeus, no entanto participavam do exercito e ajudavam, nesse sentido, o crescimento de Roma.
Conjuntamente, o crescimento de Roma, advindo das riquezas pilhadas de povos conquistados e o intenso tráfico de escravos prisioneiros de guerra acabou por determinar o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Império Romano
  • Império Romano
  • Imperio romano
  • Império Romano
  • IMPERIO ROMANO
  • Império Romano
  • O IMPERIO ROMANO
  • Império romano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!