Império portugues

Páginas: 3 (619 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2012
FACULDADE PIAUIENSE- FAP
CURSO DE HISTORIA
DISCIPLINA: HISTORIA MODERNA I BLOCO: 3 PERIODO: 2012/2
PROFESSORA: ELIMÁRIA MARQUES

TEXTO: A FORMAÇÃO DO IMPÉRIO PORTUGUÊS (1415-1580)AUTORES: JANAINA AMADO & LUIS CARLOS FIGUEIREDO

QUESTÕES

1ª) Releia os dois primeiros capítulos e responda: que razões levaram Portugal às grandes navegações oceânicas e à construção de seu imensoimpério?

As Razões que levaram Portugal para as grandes navegações oceânicas foi a busca de uma nova rota para as índias , já que a rota mais viável era pelo mar mediterrâneo e o mesmo eradominado pelos genoveses , então se tornou necessário se criar uma rota alternativa muito mais longa e cheia de perigos desconhecidos pela áfrica.

2ª) Qual a principal característica do império portuguêsno Magreb? Por que os “sonhos de um Portugal marroquino” não se realizaram?

3ª) Apesar da diferença entre as áreas das ilhas do Atlântico e do Brasil e da distância que separa estes lugares, houveexperiências coloniais comum. Que experiências foram essas? Comente a respeito.

4ª) Faça uma comparação entre a atuação dos portugueses na África ocidental e na África oriental, salientando asdiferenças.
Na áfrica oriental era apenas colônia de exploração e não se desenvolveu .. apenas retiravam.
E áfrica ocidental também foi colônia de exploração , porem teve um certo desenvolvimento5ª) Aponte três diferentes estratégias utilizadas na construção do império português. Até que ponto a diversidade de estratégias e táticas foi importante para a formação do império?
A primeira táticaera aliança com os povos de onde chegavam ,que depois alem de dividir o poder , o tomavam para si, tendo em suas mãos o território, mas enquanto ainda aliança tiravam proveito de tudo que ogovernante de proporcionara , como por ex pessoas para guia-los a destinos desconhecidos.
A construções de feitorias

6ª) A Índia constitui a parte mais importante do império português no século XVI....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Império Português
  • Império Português
  • O império português
  • Império marítimo português
  • Resenha O Brasil no Império Português
  • Formação do império português
  • De colonia a cede do imperio português
  • o império colonial português

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!