Império carolígio e império bizantino

Páginas: 8 (1999 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
Império Carolígio
Economia:
o império contou com um comércio bastante movimentado pelas várias feiras e mercados distribuídos nos centros urbanos europeus. Em razão do fechamento comercial do mar Mediterrâneo, naquele instante controlado pelos árabes, a grande maioria dessas riquezas circulava com destino ao Norte da Europa. Apesar do intenso comércio experimentado no interior de seus domínios,o Império Carolíngio tinha na agricultura o grande suporte de suas atividades econômicas.

Política:
Seguindo uma política de tom expansionista, o novo rei promoveu o domínio de territórios situados na Península Itálica e entrou em luta contra os muçulmanos, estabelecendo a Marca de Hispânia, na região sul dos Pirineus. Logo depois, conquistou a cidade de Barcelona, as ilhas Baleares e impôssua dominação sob os povos saxões da Germânia.
Sociedade:
As fusões de muitas instituições romanas e germânicas foram se suma importância para a estruturação do que podemos considerar "mundo Carolíngio", tais como a clientela, que estabelecia as relações de dependência entre senhores / suseranos e seus vassalos.
O colonato, outra herança romana, impunha ao homem a sua fixação no campo,geralmente sob o pretexto de conter a dispersão dos camponeses, além de amenizar os efeitos do esgotamento da mão-de-obra escrava. Os colonos, embora fossem considerados homens livres, não podiam deixar as suas terras. Em razão disso, logo passavam à condição de total dependência e submissão em relação aos grandes proprietários de terras. Juntamente com o precarium, entrega de terras como forma debenefício, em troca de favores realizados.
Carlos Magno:
Rei dos Francos e imperador do Ocidente, É o filho mais velho de Pepino, o Breve, tinha um irmão mais velho chamado Carlomano, com quem Carlos Magno não se dava bem. Quando Carlomano morre, Carlos Magno fica com a coroa sozinho, ou seja, só ele era o rei.
Os fatos que merecem destaque no reinado de Carlos Magno são de índole militar e religioso.Os primeiros feitos de armas importantes de Carlos Magno são as expedições a Itália contra Desidério, cuja filha repudia. Contando com o apoio do papa Adriano I, faz uma primeira expedição em 773. Desidério vê-se bloqueado em Pavia e rende-se; o monarca italiano retira-se para um convento e Carlos Magno assume o título de rei da Lombardia. Em três sucessivas expedições (anos de 776, 780 e 786),Carlos Magno conquista o reino e submete o ducado de Benevento.
Aproveita as rivalidades entre os reis árabes, em 778 cruza os Pirenéus e ataca Pamplona. Ao regressar desta expedição, Roldano, conde da Bretanha, que comanda a retaguarda da expedição, é atacado e vencido em Roncesvales pelos Vascões. Posteriormente, as tropas francas fazem incursões contra as Baleares (799) e contra Barcelona(801).
As guerras contra os Saxões são intermináveis. A primeira expedição data de 772. Ostefália e Vestefália submetem-se em 775. Em 777 começam os primeiros batismos de saxões. Carlos Magno chega até ao Elba em 780. Em 781 organiza Saque e, em 782, começam as sublevações. Carlos Magno emprega então métodos de repressão sumamente rigorosos: segundo a tradição, próximo de Verdun faz degolarquatro mil e quinhentos saxões. A insurreição então generaliza-se. Carlos Magno e os seus comandos insistem e, em 785, Widukindo submete-se e recebe o batismo em Attigny. Contudo, os levantamentos sucedem-se. Em 804 Carlos Magno passa o Elba. Após os saxões tem que combater os bávaros. O seu chefe é Tassilo (ou Tassilão III), primo de Carlos Magno. Em 787, o rei franco toma Augsburgo, e Tassilohumilha-se perante o seu vencedor. Mas volta a levantar-se; vencido de novo, retira-se para o Mosteiro de Jumièges. Os Ávaros continuam uma sangrenta guerra contra Carlos Magno; estão instalados nas planícies húngaras. A campanha de 791 é terrível. Em 796 o seu chefe, Tudun, submete-se e é batizado em Aquis grano. Volta a rebelar-se e é definitivamente vencido em 804.
Ao falar do governo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O imperio bizantino
  • Imperio bizantino
  • Império Bizantino
  • O império bizantino
  • Imperio bizantino
  • Império bizantino
  • Imperio bizantino
  • O Império Bizantino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!