Império bizantino

Páginas: 2 (436 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
[pic]





















O Império Bizantino foi herdeiro do Império Romano do Oriente tendo sua capital em Constantinopla  ou Nova Roma. Durante o seu período de existência,o grande governante que teve em sua região foi Justiniano, um legislador que mandou compilar as leis romanas desde a República até o Império; combateu as heresias, procurando dar unidade aocristianismo, o que facilitaria na monarquia.
Internamente enfrentou a Revolta de Nika (fruto da insatisfação popular contra a opressão geral dos governantes e aos elevados tributos), já no aspecto externorealizou diversas conquistas, pois tinha o objetivo de reconstruir o antigoImpério Romano. Contudo, esse império conseguiu atravessar toda a Idade Média como um dos Estados mais fortes e poderosos domundo mediterrâneo. É importante ressaltar que o Império Bizantino ficou conhecido por muito tempo por Império Romano do Oriente. No entanto, este não foi capaz de resistir à migração ocorrida porgermanos e por hunos, o que acabou por fragmentar em reinos independentes.



[pic]




Como população teve a concentração dos Sírios, Judeus, Gregos e Egípcios. Destacando-setrês governadores durante todo império:Constantino (fundador de Constantinopla); Teodósio (dividiu efetivamente o império); e, Justiniano. Este durante o seu governo atingiu o apogeu da civilização bizantina. Pois, teveuma política externa; retomou vários territórios; modificou aspectos do antigoDireito Romano (o Corpus juris Civilis – Corpo do Direito Civil); e ainda, realizou a construção da Igreja de Santa Sofia,altamente importante por seu legado cultural arquitetônico.
Com a utilização de uma política déspota e teocêntrica, utilizou uma economia com intervenção estatal, com comércio e desenvolvimento agrícola.Além do mais, durante o período denominado por Império Bizantino, a economia era bastante movimentada, principalmente no comércio marítimo e sob o controle o estado. Sendo que, o seu controle...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Imperio bizantino
  • Império Bizantino
  • O império bizantino
  • Imperio bizantino
  • Imperio bizantino
  • O Império Bizantino
  • Império bizantino
  • IMPÉRIO BIZANTINO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!