Immanuel Kant

Páginas: 9 (2238 palavras) Publicado: 7 de setembro de 2014

Immanuel Kant

1.1 Vida.
Immanuel Kant nasceu em Konigsberg, atual Kaliningrado no dia 22 de Abril de 1724. Em Konigsberg ele estudou e obteve seu doutorado (1755). Em 1770 começou a dar aulas de Lógica e Metafísica durante 27 anos seguintes.
Kant em 1797 largou a universidade aos 73 anos de idade. Não casou nem teve filhos, falecendo em 1804 aos 80 anos. Ele tinha saúde frágil e era umhomem metódico. Kant foi filho de artesão que trabalhava com couro e fabricava selas. Sua mãe foi mulher de bom caráter e por obter uma inteligência natural. Ambos seus pais eram do ramo pietista da Igreja Luterana, um requerimento de vida simples e obediência à lei moral.
Kant era uma pessoa piedosa e de profunda religiosidade. Sua vida era dedicada ao estudo e ao ensino. Foi o mais importantepensador do iluminismo e também um dos grandes filósofos dos tempos.

1.2 Resumo:
A filosofia kantiana fundou o criticismo sendo uma reação ao dogmatismo e ao ceticismo. Também se concilia com empirismo e idealimos, onde acabam re-orientando os rumos da filosofia moderna e contemporânea.
Kant visava num sistema que explicasse as regras da razão da prática e da razão teórica.
As principaisobras do autor foram: “Crítica da razão pura” (1781/1787), Crítica da razão prática, Crítica do Juízo (1790), Fundamentação da metafísica dos costumes (1785), A metafísica dos costumes (1797), Sobre a paz perpétua, e outras como, O conflito das faculdades (1798).
O conhecimento de Kant foi gerado através de grandes tarefas filosóficas. Analisou o conhecimento humano, para comparar os limites entreconhecimento e sentimento.

Se, porém, todo o conhecimento se inicia com a experiência, isso não prova que todo ele derive da experiência (Kant, Crítica da razão pura, trad. 1994, B1, I, p.36).

Na citação acima, mostra que os sentidos absorvem da experiência dados, informações, que a razão elabora e organiza, tendo como base as condições necessárias para o conhecimento.
A teoria kantianabaseia-se em duas categorias inteligíveis e naturais, onde se diferenciam conforme a reflexão. Pode ser pelo sentido ou pela razão.
O racionalismo de Kant irá repetir-se no idealismo hegeliano, e o real será dito racional e o racional será dito real. Quanto ao kantismo a sua concepção do conhecimento se apóia no sujeito-do-conhecimento e não no objeto - do conhecimento.
O entendimento dessapostura será importante para a compreensão do discurso de ética de Emmanuel Kant. A ética é uma questão de suma importância no contexto das idéias de Kant e não somente a teoria de conhecimento foi os a critica do conhecimento foram objetos de atração para Kant, por que:


Duas coisas enchem o ânimo de admiração e veneração sempre novas e crescentes, quanto mais freqüentemente e com maior assiduidadedelas se ocupa a reflexão: O céu estrelado sobre mim e alei moral em mim (Kant Critica da razão prática trad. 1995, A 289, p 183).




Ética Kantiana

A ética kantiana inaugura uma série de preocupações que não se misturam com as teleológicas ou utilitaristas ou hedonistas.
A preocupação kantiana está em dizer que a razão humana não consegue atingir o modelo de realização da felicidadehumana; em sua obra Crítica da Razão pura, comprova seus esforços nesse sentido. O criticismo encontrou na razão um instrumento incapaz de fornecer todas as explicações e de produzir todas as deduções para explicar as razões do existir, do querer, do escolher eticamente.
Kant relatava a insuficiência do racionalismo para resolver o conflito ético humano, e que não somente na experiência sensívelse descobrirá a garantia de felicidade e a realização ética humana. Então se conclui de que a elevada consciência racional não leva a felicidade.
Kant preocupa-se em fundamentar a prática moral, em uma lei inerente à racionalidade universal humana; quer-se garantir igualdade absoluta aos seres racionais contra a lei moral universal, que se expressa pelo chamado imperativo categórico, que se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Immanuel kant
  • Immanuel kant
  • kant, Immanuel
  • Immanuel Kant
  • Immanuel Kant
  • Immanuel Kant
  • Immanuel kant
  • Immanuel Kant

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!