Imitação_expressão_construção

1631 palavras 7 páginas
Análise sobre as poesias de imitação, expressão e construção. Por
Sara B. dos Santos Ribeiro,
DRE: 109126919

Trabalho apresentado à professora Maria
Lucia Guimarães de Faria, na disciplina Poesia Brasileira

Faculdade de Letras UFRJ
2° Semestre 2012

Primeira Parte
A literatura há muito tem sido difundida na vida do ser humano. Já não há como ligar fatos e acontecimentos sem que se o fenômeno da literatura se demarque nas sutilezas dos assuntos que percorrem o mundo em qualquer época.
O estudo literário tem uma fundamental importância na cidadania dos indivíduos cuja experiência de vida depende do saber e viver no mundo, não importa a maneira pela qual o mundo é visto. Onde tem vida, tem literatura. E é devido a este prestígio que é a literatura que trataremos de dilacerar a poesia em suas três formas, conhecidas como poesias de imitação, expressão e construção.
A poesia de imitação segue um modelo neoclassicista. Esse tipo de poesia está relacionado às coisas que se remetem à natureza, a qual é vista como um fenômeno propício de clareza, que também faz uma conexão com a inteligibilidade. Tal clareza da natureza se reconstrói fazendo com que a criação poética seja alcançada de forma inteligível. Pode‐se dizer que a ideia da sensibilidade, da clareza e da ordem faz com que o poeta tenha um ordenamento da palavra ao pensamento, resultando assim numa poesia mais arcádica.
Nessa poesia, o ordenamento é primordial. A imitação da natureza é uma característica realmente muito clássica. A filosofia faz uso do modelo imagético, a poesia é um espelho do mundo. Não há uma coisa nova a ser criada. Como consequência da imitação, vemos que a forma é um molde prévio, as ações humanas são copiadas. Os processos utilizados das cópias não são meramente usados na poesia, eles implicam na
função

Relacionados