Imigração Poruguesa

768 palavras 4 páginas
A imigração portuguesa

A chegada dos portugueses Durante o século XV, os europeus começaram a investir em viagens com a pretensão de explorar novas terras e abranger os conhecimentos que tinham sobre o mundo. Com o desenvolvimento de novos tipos de embarcações e de instrumentos de navegação, Alguns países europeus, como Portugal e Espanha financiaram várias viagens importantes. A coroa portuguesa estava á procura de novas rotas para o comércio, uma vez que as especiarias vindas das Índias não se podiam ser compradas por estar fechada para o comercio. Então a alternativa foi de explorar países dos quais haviam obtido noticias através de Colombo. Os primeiros portugueses chegaram ao Brasil em 1530 durante a colonização, seu objetivo era o plantio de cana-de-açúcar. Em 1696 quando foi encontrado ouro no país, o metal cobiçado na Europa despertou um enorme interesse das nações. A notícia se espalhou por Portugal e milhares de portugueses deixaram o país de origem e iam em direção ao país latino americano em busca de ouro. Esses portugueses exploraram as minas e fizeram a situação colonial sofrer uma alteração sem precedentes. A fase do ouro no Brasil marcou todo o século XVIII.
Já no inicio do século XIX as minas haviam se esgotado e foi determinada uma nova modalidade, a produção de café, que foi um dos principais produtos gerados pelo Brasil para o mundo.
Em 1808 com a expansão napoleônica a coroa portuguesa e sua corte se mudam para o Brasil com o objetivo de salvar o Império português. Quatorze anos depois o país se independente, portanto o Brasil é então um Estado diferente de Portugal e é neste momento em que os português realmente tornam-se imigrantes no país. Porém perda da colônia gerou problemas econômicos para Portugal, que fica incapaz de sustentar sua população adequadamente.
Ao longo do século XIX até a metade do século XX os portugueses passam a vir ao Brasil pela necessidade de mão-de-obra na lavoura e nas nascentes indústrias.
O

Relacionados

  • Apontamentos Dt Constitucional
    144319 palavras | 578 páginas
  • Dissert ManuelFerreira
    33185 palavras | 133 páginas