IMIGRA O E INDUSTRIALIZA O DURANTE A PRIMEIRA REP BLICA

874 palavras 4 páginas
IMIGRAÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO NO BRASIL DURANTE A PRIMEIRA REPÚBLICA

INTRODUÇÃO

O período da primeira República no Brasil foi marcado pelo grande numero de imigrantes que chegaram ao país e também pelo notável crescimento industrial do país. Esses dois fatores fizeram com que surgisse o movimento operário, e diversas manifestações para melhorar os setores civis e sociais.

Grande Imigração
Com Estados Unidos, Argentina e Canadá, o Brasil está entre as nações que mais receberam imigrantes europeus e asiáticos na época contemporânea. Em um processo que se intensificou durante o Segundo Reinado, a imigração no país alcançou seu auge durante a Primeira República.
O governo brasileiro divulgava no exterior, e esse imigrantes vinham em busca de emprego e melhores condições de vida.
Os italianos representaram aproximadamente 33% do total dos imigrantes que chegaram ao país, seguidos por portugueses (29%) e espanhóis (15%).
Entre os estados brasileiros, São Paulo recebeu o maior número de imigrantes; cerca de 57% do total.
O fato de ter muitos estrangeiros contribuiu para mudar muitos aspectos de vida social no país, principalmente nas regiões Sudeste e Sul. Houve transformações nos hábitos de alimentação, nas rotinas de trabalho, nos valores culturais etc.

Avanço Industrial
A Primeira República, período de grande vigor da economia cafeeira, foi também a época em que a industrialização ganhou o maior impulso, até então, de nossa história. Isso devido, em grande parte, à expansão de cafezais e às crises de superprodução do café que ocorreram nessa época, que levou cafeicultores a aplicar na indústria parte de seus lucros, garantidos pelo governo após o Convênio de Taubaté.

Números de crescimento
Em 1889, existia no Brasil pouco mais de 600 fábricas, onde trabalhavam 54 mil operários. Em 1930, 40 anos depois, já haviam no país cerca de 13 mil indústrias, que empregavam 275 mil operários. Havia ainda 233 usinas de açúcar, nas quais trabalhavam 18 mil operários, 231

Relacionados

  • Prog Em2003historia
    5899 palavras | 24 páginas
  • ENTRE A ARTE E A TÉCNICA: O DILEMA DO SOCIAL NAS AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES RURAIS NO MUNICÍPIO DE CONSTANTINA/RS
    56134 palavras | 225 páginas