Imigração

Páginas: 3 (706 palavras) Publicado: 13 de maio de 2013
ETEC DE PIEDADE

Migrações internas e internacionais

PIEDADE
2012 n°39 3ª série A

Migrações internas e internacionais
Trabalho entregue a ETEC. “DE PIEDADE”, como atividade para nota docomponente curricular de Geografia em 22/03/2012.
Orientador: Prof

PIEDADE
2012
Introdução
O ser humano sempre teve a necessidade de se locomover em busca da sobrevivência, os antigos povosnômades são a prova disso, eles percorriam ao longo dos continentes a procura de locais que pudessem lhe prover condições favoráveis de vida e ali permaneciam até quase esgotar seus recursos naturais edepois partiam rumo a outro lar.
Atualmente, em pleno século XXI vemos que essa necessidade de se locomover ainda existe e a qual damos o nome de movimentos migratórios.

Migrações internas
No Brasil,o movimento migratório ocorre principalmente por motivos econômicos, a busca dos brasileiros por melhores condições de vida fica muito clara quando analisamos os fluxos migratórios.
A região Sudesteé o principal destino dos imigrantes brasileiros devido ao grande polo industrial e econômico formado nessa região, tudo isso graças ao processo de industrialização que se desenvolveu de formabastante precoce comparada com outras regiões brasileiras.
A maioria dos imigrantes concentrados na região sudeste vem da região nordeste, o auge desse fluxo migratório ocorreu na década de 60, devido a umagrande seca que assolou a região e fez com que milhares de pessoas abandonassem suas casas na sertão nordestino por falta de alternativas agrícolas e de políticas sociais que pudessem mantê-los emcondições de vida aceitáveis, então eles partiram rumo ao sudeste. Hoje muitos deles ocupam vagas de empregos em setores com a construção civil entre outras.


Outro movimento migratório muitorepresentativo aqui no Brasil é o êxodo rural, é grande o número de pessoas deixaram as zonas rurais para tentar a sorte nas grandes cidades. As condições de vida nas áreas rurais nem sempre são as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • imigração
  • Imigração
  • Imigracao
  • Imigração
  • Imigração
  • Imigração
  • Imigração
  • Imigracao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!