Imigração

Páginas: 5 (1035 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2014
Imigração no Brasil


   Falar com os novos migrantes que moram no Rio Grande do Sul também é colher testemunhos de um sofrimento. Quase todos penaram no caminho até o Brasil, sobretudo os que ingressaram pelo Acre, na fronteira com o Peru. Na viagem ao Brasil, os haitianos pagam entre US$ 2 mil e US$ 5 mil. E são vítimas freqüentes deextorsões praticadas por policiais e taxistas, sobretudo peruanos e bolivianos.

E não só haitianos em torno de 16 diferentes nacionalidades já passaram pelo acampamento montado pelas autoridades acreanas na fronteira com o Peru. A vigorosa migração de africanos para o Brasil tem rendido lucros a dois tipos de empresas: as que se especializam em legalizar a situação dos imigrantes e as queprometem colocá-los no mercado de trabalho. O primeiro serviço é o mais urgente. O segundo é necessário para viabilizar financeiramente a permanência do estrangeiro no país. Esse tipo de intermediação é permitido pela lei aqui no Brasil levando em conta que eles podem ganhar até seis vezes mais do que no seu país de origem. O território gaúcho é um dos principais destinos de senegaleses ehaitianos, principalmente o Interior, pois em Porto Alegre o custo de vida é mais alto, e a demanda por essa mão de obra, menor. Nas pequenas cidades, eles mudam o retrato da massa trabalhadora. Em Encantado, os migrantes negros já representam 2% da população e 30% dos funcionários de um frigorífico da Dália Alimentos. 
  Um novo processo migratório, formado, sobretudo por africanos e caribenhos, começaa vingar no Rio Grande do Sul. As regiões cresceram, cidades como Caxias do Sul, Lajeado e Passo Fundo se tornaram poderosos pólos industriais e hoje são ponta de lança do ciclo encabeçado por 11,5 mil estrangeiros negros, vindos não de zonas rurais, como seus antecessores, mas do meio urbano, e com pelo menos o Ensino Médio no currículo escolar. 
Os haitianos, dominicanos, senegaleses, ganeses,gambianos e bengaleses e indianos que vieram para cá são de certa classe média urbana. Muitos têm Ensino Médio, Superior incompleto ou mesmo completo. Parte significativa é poliglota. Nesse ponto, se diferenciam dos alemães e italianos vindos no século 19, na maioria agricultores com baixa instrução. Somente em grupos mais recentes vieram haitianos de menor escolaridade e mais pobres, ligados aoêxodo rural. A maioria dos novos imigrantes vem por conta própria, ingressando de forma ilegal. Depois fazem o pedido de refúgio, instrumento legal para um estrangeiro permanecer no Brasil, alegando perseguições políticas ou questões humanitárias. Mas o maior motivo das migrações é econômico, sobretudo em relação a Gana, Senegal e República Dominicana: seus habitantes querem é fugir da falta detrabalho e de dinheiro.

Após a solicitação, o migrante ganha direito de tirar a carteira de trabalho e, assim, ficar temporariamente no país. Em 2013, o número de pedidos quadruplicou, de 4,2 mil para 17,9 mil.Segundo o governo do Acre, desde dezembro de 2010, cerca de 130 mil haitianos entraram pela fronteira, os haitianos chegam de ônibus e são orientados a procurar a delegacia da PFsolicitando refúgio, preenchendo um questionário no próprio idioma e sendo entrevistados por policiais. Após o registro na PF, a documentação segue para o Comitê Nacional de Refugiado e para o Conselho Nacional de Imigração, que abrem um processo para avaliar a concessão de residência permanente em caráter humanitário, com validade de até cinco anos.
Segundo a lei brasileira, o refúgio só podeser concedido a quem provar estar sofrendo perseguição em seu país, por motivos étnicos, religiosos ou políticas. Porém, em razão da crise humanitária provocada pela catástrofe de 2010, o governo brasileiro abriu uma exceção, concedendo-lhes um visto diferenciado.
Durante meses, um abrigo emergencial para imigrantes funcionou em Brasília. No mês de abril de 2014, em razão das enchentes os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • imigração
  • Imigracao
  • Imigração
  • Imigração
  • Imigração
  • Imigração
  • Imigracao
  • Imigração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!