Imigração na Europa Atualmente

Páginas: 2 (481 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Após o término da Segunda Guerra Mundial, vários países europeus se reconstruíram e se destacaram no seguimento industrial, como a Alemanha e a França, com o crescimento econômico derivado dessesetor tais nações se tornaram áreas de atração para trabalhadores, sobretudo, imigrantes.No primeiro momento os imigrantes eram oriundos da própria Europa, de países como Portugal, Espanha, Itália eGrécia, que se dirigiram às nações mais desenvolvidas industrialmente com intuito de se colocar no mercado de trabalho. As vagas que surgiam nessas indústrias eram direcionadas a trabalhadores que nãotinham uma boa qualificação, dessa forma recebiam baixos salários, geralmente não existia vínculos empregatícios, uma vez que eram trabalhos sazonais.Mais tarde, no decorrer das décadas de 1970 e 1980,houve uma alteração na configuração da origem dos imigrantes que se dirigiam para o continente europeu, esses eram originados das ex-colônias.Até mesmo as nações menos desenvolvidas do leste europeucomeçaram a absorver imigrantes, esse processo foi provocado, entre outros motivos, pelo aumento das desigualdades entre países centrais e periféricos. Países que sempre tiveram seus habitantes saindo paraoutros lugares do mundo passaram a receber imigrantes, sobretudo das ex-colônias como Brasil e o leste europeu.
Atualmente, existem em muitos países de atração movimentos contrários aos imigrantes,em Portugal, por exemplo, há grupos xenófobos, embora sejam poucos. Apesar disso, ocorre um intenso fluxo de imigrantes e, automaticamente, uma saturação no mercado de trabalho. Tal fato provavelmenteproduzirá reflexos como os que ocorrem na França, com iniciativas radicais e até mesmo violentas.
Os adeptos à xenofobia condenam os imigrantes pela falta de trabalho, entretanto, esquecem que essefator foi desencadeado pelos seus próprios líderes, que permitiram a entrada desses trabalhadores para executar tarefas que os nativos se recusavam a desenvolver. Esse processo é resultado do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Imigração na europa
  • Imigração na Europa
  • Imigração Na Europa
  • Análise à respeito da crise de imigração na Europa- Hungria 2015
  • Atualmente
  • Atualmente
  • Imigração
  • imigração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!