Imigração haitiana

Páginas: 7 (1619 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
História das migrações


Da segunda metade do século XIX até o início do XX, a Europa – os quais hoje são países de 1º mundo e muito procurados por emigrantes brasileiros - não ofereciam melhores perspectivas à maioria de seus habitantes. Isso se deu pelo desenvolvimento demográfico, procedente do aumento dos índices de natalidade e da longevidade, associados às dificuldades provocadaspelo avanço da industrialização, como a concentração da renda e a substituição do trabalho manual. Esse cenário levou milhões de italianos, alemães, ingleses, espanhóis e outros povos a cruzar o Atlântico em busca de oportunidades.
Os governos estabeleciam negociações com países do continente americano e as companhias de migração.
No Japão, no término do século XIX, a mudança do modelofeudal para a industrialização provocou uma migração maciça para países da América do Sul e para os Estados Unidos. No Brasil, os imigrantes vieram substituir a mão de obra escrava nas lavouras do café e trabalhar na indústria.

Imigração no século XXI


As notícias do início de 2012 traziam algo incomum: o Brasil estava sendo "invadido" por haitianos pela fronteira com o Peru, nas cidades deBrasiléia e Epitaciolândia, no Acre, e por Tabatinga, no Amazonas. O país mais pobre das Américas e tumultuado por lutas governamentais.
O Haiti é um país fixado na América Central, sua extensão territorial é de 27.750 km², totalizando mais de 10 milhões de habitantes. Antiga colônia francesa, sendo fundada em 1804 por antigos escravos.
Marcada por uma série de governos ditatoriais e golpesde estado, a população haitiana presencia uma guerra civil e muitos problemas. O Haiti é o país economicamente mais pobre da América, seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0, 404 sendo assim cerca de 60% da população é subnutrida e 40 % vivem abaixo da linha de pobreza, ou seja, com menos de 1,25 dólares por dia.
Se não bastasse tudo isso um terremoto atingiu o Haiti em janeiro de2010 onde não destruiu somente cidades, causando a morte de milhares de pessoas, atingindo a infraestrutura econômica e habitacional e destruindo o sonho de dias melhores na nação caribenha. No mesmo ano um surto de cólera chegou ao país matando mais de 8000 pessoas. Em 2012 dois furações atingiram duramente o Haiti destruindo fortemente a produção agrícola do país, importante fonte de renda.Todos estes fatores influenciaram para que grande parcela da população abandone o país indo em busca de melhores condições de vida.
O banco Mundial (2011) estima aproximadamente 10% da população do país tenha migrado (1.009.400 pessoas), mas outras fontes indicam que a diáspora haitiana já teria ultrapassado a casa de 3.0 milhões de pessoas (Haituan Diáspora, 2011)


A idéia doBrasil como pais de oportunidades, principalmente no momento em que grandes obras estavam em execução e a taxa de desemprego descenso. Também citam a realização do Jogo da Paz, uma partida de futebol que foi realiza em Porto Príncipe, em Agosto de 2004, entre as seleções do Haiti e do Brasil, como fator que serviu para disseminar a imagem do Brasil naquele país. Por outro lado, dentre o leque derazões para a escolha do novo destino, há o entendimento de que o governo brasileiro teria feito explícito aos haitianos para que emigrassem para o Brasil. Tal “convite” teria ocorrido durante a visita do presidente; Lula aquele país em fevereiro de 2010. (Costa, Silva 2012)



Reportagem da Revista Veja do dia 02/02/2014


Um emprego no oeste catarinense é o destino final de um percursodifícil, que inclui travessia clandestina por três países e vários dias em um abrigo superlotado, com precárias condições de higiene, na cidade de Brasileia (AC). Dos 25.000 haitianos que vivem no Brasil, cerca de 15.000 passaram pelo galpão de 4.500 metros quadrados disponibilizado pelo governo do Acre. Lá, são oferecidas refeições e emissão de documentos aos haitianos que chegam ao país. No...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Imigração Haitiana
  • Imigração Haitiana
  • IMIGRAÇÃO HAITIANA PARA O BRASIL
  • Imigração
  • imigração
  • Imigração
  • Imigracao
  • Imigração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!