Imeaticidade

686 palavras 3 páginas
Universidade Federal Fluminense
Escola de Serviço Social de Niterói
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II
Professora Lucí Faria Pinheiro
Aluna Paloma Rodrigues Moreira

Síntese do Texto: COELHO, Marilene. IMEDIATICIDADE – Na prática profissional do Assistente Social - Rio de Janeiro. Lumen Juris, 2013.

O desafio do Serviço Social está na sua legitimação diante da classe Burguesa e da classe Trabalhadora, suas transformações históricas foram sendo registradas diante da luta entre essas classes e na relação de produção e reprodução social.
No capitalismo monopolista, a burguesia, para manter sua hegemonia como classe dominante deve manter a classe trabalhadora como subalterna, em seu controle, desenvolvendo dessa forma a economia capitalista que aumenta a riqueza social, porém, gera a pobreza na mesma proporção, criando-se um processo de conflito nas relações sociais.
Para responder as demandas do Capital, o Estado tende a ampliar as políticas sociais como estratégia para conter as expressões da classe dominada e preservar sua força de trabalho, logo, explorada.
O Serviço Social surge como uma profissão intervencionista que se encontrava cercada por modelos éticos e morais cultuados pela burguesia para naturalizar os fenômenos sociais, limitando-se as aparências. Desse modo, o sujeito encontra-se na prática da fenomenalidade, à imediaticidade (contrapondo-se à mediação) agindo de forma passiva, aceitando os modelos ultrapassados para a prática profissional. “Na prática o profissional não é o fazer profissional que é transmitido durante o processo de formação, para o qual se requer o acionamento de recursos teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativos.”
Para desenvolver seu fazer profissional o Assistente Social vende sua força de trabalho para uma instituição pública ou privada e tem o dever de responder ao o que aparecer (Podem aparecer pessoas pedindo auxílio/ajuda, requerendo informações,

Relacionados