Imantação

Páginas: 11 (2519 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
INTRODUÇÃO
Este relatório apresenta alguns experimentos para a separação de misturas, sendo elas: Imantação, Filtração e evaporação, e Destilação simples. Ao longo do trabalho constará o que é necessário para a realização dos experimentos citados, os resultados a serem obtidos, respectivamente com suas analizes.

Objetivos
O objetivo deste relatório é mostrar o que é necessário para realizaresses experimentos, o que ocorre visualmente e cientificamente ao decorrer dos mesmos. E Também explicar passo a passo o experimento realizado.

REVISÃO DA LITERATURA

Imantação
A imantação vem da propriedade dos ímãs de atrair materiais ferromagnéticos. Misturas complexas de sólidos que contenham ferro requerem métodos especiais de separação. Um bom exemplo é a mistura de limalha de ferro epó de enxofre.

Filtração e evaporação
Pelo próprio nome já disse, como se efetua o processo de filtração: através de um filtro, que retém a parte sólida e deixa passar a parte líquida.

Filtração simples: é o processo usado para separar misturas heterogêneas formadas por um sólido e um líquido ou por um gás e um sólido
E a evaporação é a passagem da fase líquida para a gasosa, que ocorrelentamente na superfície dos líquidos; particularmente, denota o processo cíclico de ascensão das massas d'água sob a forma de vapor. Constitui uma parte importante da mudança de energia dentro do sistema Terra- atmosfera, responsável pelos movimentos atmosféricos e, consequentemente, pelas variações climáticas.
As moléculas de um líquido não têm todas a mesma energia cinética. Algumas têm energiacinética maior que a média, outras tem energia cinética menor. A maioria não tem energia suficiente para mudar de fase. No entanto, algumas têm energia muito maior que a média. Quando uma dessas moléculas atinge a superfície, ela pode sair do líquido e passar para a fase gasosa.

Destilação simples
A destilação simples serve para a separação de uma mistura homogênea de sólido e líquido, comoNaCl e H2O, por exemplo. É importante que os pontos de ebulição das duas substâncias sejam bastante diferentes. A solução é colocada em um balão de destilação, feito de vidro com fundo redondo e plano, que é esquentado por uma chama. A boca do balão é tampada com uma rolha, junto com um termômetro. O balão possui uma saída lateral, inclinada para baixo, na sua parte superior. Nessa saída é acopladoo condensador.
O condensador é formado por um duto interno, onde em volta desse duto passa água fria corrente. Esse duto desemboca em um béquer ou erlenmeyer.
A solução no balão é esquentada, até que o líquido com menor ponto de ebulição comece a evaporar. Ao evaporar, ele só tem o condensador como caminho a seguir. As paredes do condensador são frias, pois a sua volta passa água fria. Aoentrar em contato com essas paredes frias, o vapor se condensa, retornando ao estado líquido. Após algum tempo, todo o líquido de menor ponto de ebulição terá passado para o béquer, e sobrará a outra substância, sólida, no balão de vidro.

MATERIAIS E MÉTODOS

Materiais

1. Imantação
* Mistura de enxofre e limalha de ferro
* Folha de papel de caderno
* papel toalha
* ímã

2.Filtração e Evaporação
* Mistura de NaCl e areia
* Água destilada
* Béquer
* Bastão de vidro
* Funil de vidro
* Papel de filtro
* Pisseta
* Bico de Bünsen
* Tela de amianto

3. Destilação Simples
* Água destilada
* Sal qualquer
* Destilador

Métodos

Imantação

* Observar a mistura contendo enxofre e limalha de ferro;
* Forrar abancada com uma folha de papel de caderno;
* Envolver o ímã com um papel toalha;
* Separar as duas substâncias da mistura;
* Observar a atração das partículas de ferro pelo ímã

Filtração e Evaporação


* Observar a mistura contendo NaCl e areia;
* Adicionar uma pequena quantidade de água destilada à mistura de sal e areia
* Agitar a mistura com a ajuda de um bastão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processo imantação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!