Imagens da organização

Páginas: 7 (1530 palavras) Publicado: 15 de maio de 2012
Resenha do livro “Imagens da Organização” de Gareth Morgan

Introdução:
Gareth Morgan apresenta uma abordagem sobre as organizações em seu livro “Imagens da Organização” a partir de metáforas que permitem vê-las como máquinas, organismos, cérebros, culturas, sistemas políticos, prisões psíquicas, fluxos de transformação e instrumentos de dominação. Procura mostrar como um método geral deanálise pode ser usado como um instrumento prático de diagnóstico dos problemas organizacionais, bem como de administração e planejamento das organizações de maneira mais ampla.

1 – Organizações vistas como máquina
Ao pensarmos na organização como uma máquina, a tendência é administrá-la como se fosse um grupo de engrenagens que se interligam, tendo cada uma seu papel definido.
O enfoquemecanicista funciona nas mesmas condições em que as máquinas operam bem, ou seja: quando existe uma tarefa contínua a ser desempenhada, quando o ambiente é suficientemente estável para assegurar que os produtos oferecidos sejam apropriados, quando se quer produzir sempre exatamente o mesmo produto, quando a precisão é a meta, quando as partes humanas da máquina são submissas e comportam-se como foiplanejado que o façam.
Morgan demonstra o quanto a busca pela precisão e eficiência subvalorizou os aspectos humanos da organização, subestimando a capacidade dos trabalhadores de resolver problemas complexos e imprevisíveis, revelando grande dificuldade para adaptar-se à mudanças. A organização mecanicista desencoraja a iniciativa e encoraja a apatia e falta de orgulho pelo trabalhodesempenhado, desestimulando desafios. A atualidade já demonstra que necessita de métodos organizacionais que ativem, ao invés de limitar, o desenvolvimento da capacidade intelectual do trabalhador. A organização é uma estrutura fechada, estática.
2 – Organizações vistas como organismos
O conceito de organização é o de uma entidade viva, em constante mutação, interagindo com seu ambiente na tentativa desatisfazer suas necessidades e adaptar-se a circunstâncias ambientais. Como um organismo vivo, com elementos diferenciados mas integrados, que tendem a se auto-organizarem, numa interação constante com o ambiente, influenciando e sendo influenciado por ele, a organização sai em busca de sua própria sobrevivência.
Morgan considera as organizações como sistemas abertos que são mais bemcompreendidos como processos contínuos em lugar de coleções de partes. A administração das organizações com freqüência pode ser melhorada por meio da atenção sistemática das necessidades que precisam ser satisfeitas, caso a organização deva sobreviver. Identificar diferentes espécies de organizações fica-se alertado para o fato de que na organização sempre se tem um conjunto de opções. Põe em evidência avirtude de formas orgânicas de organização no processo de inovação. Contribuição à teoria e prática do DO, especialmente através do enfoque contingencial. Orienta sobre ecologia e relacionamentos organizacionais.
3 – Organizações vistas como cérebro
Pode ser vista como um sistema de processamento de informações capaz de aprender a aprender, e através da aprendizagem, num processo que estimuleflexibilidade e criatividade, recriar-se. Em circunstâncias que mudam são importante que sejam questionados os procedimentos que estão sendo desenvolvidos, para que de forma auto-regaladora sejam monitoradas as modificações necessárias à nova situação. O processo de aprender a aprender depende da habilidade de permanecer aberto às mudanças que estão ocorrendo no ambiente e à habilidade de desafiarhipóteses operacionais com certo grau de abertura e autocrítica nada familiar aos moldes mecanicistas. Qualquer movimento no sentido da auto-organização deve ser acompanhado por importantes mudanças de atitudes e valores. Sugere que as organizações inovadoras devam ser planejadas como sistemas de aprendizado que colocam ênfase especial em estar abertas à investigação e autocrítica. Contribui...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Imagens da Organização
  • Imagens da organização
  • Imagens da organização
  • Imagens da organização
  • Imagens da Organizacao
  • Imagens da organização
  • Imagens da organização
  • Imagens da organização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!