imactos ambientas por conta das usinas hidrelétricas em rondônia

270 palavras 2 páginas
Impactos ambientais das usinas em construções em RondôniaSUMÁRIO

INTRODUÇÃO
O Brasil é uma potência hidrelétrica, entre os países mais desenvolvidos do mundo, é o que mais depende da geração hídrica de energia, cerca de 90% do consumo energéticobrasileiro depende de usinas hidrelétricas.
As hidrelétricas têm desempenhado importante papel no processo de desenvolvimento econômico e social no Brasil, principalmente porque o território brasileiro édotado de grande potencial para gerar energia elétrica a partir do aproveitamento dos caudalosos rios de terrenos planálticos. (ROSS, 1999, p.17)1
Existem argumentos contra e a favor, que se discutementre si, os principais argumentos em favor da construção de usinas hidrelétricas são o de caráter renovável da energia produzida, a redução da dependência quanto á fonte não- renovável e que precisamosimportar como o petróleo e gás natural.
As usinas de Santo Antônio e Jirau são de um projeto regional de interesse social. Associam geração de energia, da confiabilidade quanto ao seu fornecimentoe integração regional.
O trecho do rio Madeira onde está sendo construída a usina é rico e ameaçado, na medida em que integra o território onde se verificam as mais altas taxas de desmatamento doPaís.
A construção de empreendimentos de grande porte em ambientes como esse acarreta modificações bruscas e de significativa magnitude Entre os argumentos contrários encontram-se os impactos ambientaise sociais negativos.
Muitos danos ocorrem na construção dessas hidrelétricas afetando diretamente a fauna e a flora. É de suma importância também a avaliação dos impactos sociais que sofrem apopulação ribeirinha. Podemos destacar aqui alguns prejuízos que essas populações sofrem, tais como:
•Desalojamento dessas populações;
•Interferências que acabam sofrendo em bens de valor

Relacionados