Ilusões de opctica

366 palavras 2 páginas
ILUSÕES DE OPTICA

Ilusão Óptica é o termo que se dá a todas as ilusões que “enganam” o sistema visual humano, fazendo-nos ver algo que não existe ou de modo diferente da realidade. Pode ser de carácter fisiológico ou cognitivo.
Repetidamente, é debatida a explicação possível para as ilusões ópticas. No entanto, os resultados da investigação mais recente indicam que as ilusões surgem apenas do modo estatístico e empírico como todos os dados perceptivos visuais são gerados.
Os circuitos neuronais do nosso sistema visual evoluem, por aprendizagem neuronal, para um sistema que faz interpretações muito eficientes das cenas 3D usuais, com base na emergência no nosso cérebro de modelos simplificados que tornam muito rápida e eficiente essa interpretação mas causam muitas ilusões ópticas em situações fora do comum.
A nossa percepção do mundo é em grande parte auto-produzida.
A ilusão do tabuleiro de damas:

Na figura esquerda, o quadrado da letra A parece mais escuro que os da letra B, mas no entanto quando olhamos para a figura da direita, notam que, com a barra da mesma cor de ambos os quadrados, afinal eles têm a mesma cor (a quantidade de luz visível que chega ao olho vindo da superfície é a mesma).
Nesta figura, vemos a linha que está em baixo como sendo mais curta do que a outra. Mas têm exactamente o mesmo tamanho. Isso acontece porque o sistema visual usa o ângulo entre as duas rectas laterais para estimar o ângulo do nosso olhar relativamente ao solo. E isso faz com que pense que a linha de baixo está mais próxima.

Nesta imagem, parece que há círculos negros que surgem e desaparecem nas intersecções. O efeito é maior quando o olhar varre a imagem. Se o olhar é mantido fixo numa determinada intersecção, esta deixa de cintilar. Estranhamente, o efeito parece reduzir-se, embora não seja eliminado, quando a cabeça é inclinada para o lado, com um ângulo de cerca de 45º.

Outros exemplos de ilusão

Outros Trabalhos Relacionados

Relacionados