Ilusão do controle

Páginas: 7 (1686 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2011
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PATRÍCIA MARTINS GOMES CRUZ

CONCEITOS ESSENCIAIS PARA FORMAÇÃO DO GESTOR DE RECURSOS HUMANOS

Ipatinga
2011

PATRÍCIA MARTINS GOMES CRUZ

CONCEITOS ESSENCIAIS PARA FORMAÇÃO DO GESTOR DE RECURSOS HUMANO

Trabalho apresentado ao Curso GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS da UNOPAR -Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Teoria da Administração, Relações Interpessoais, Tecnologia e Desenvolvimento Humano e Análise Econômica Social].

Orientador: Prof. Geraldo Magela

Ipatinga
2011

Sumário

1. INTRODUÇÃO 4
2. DESENVOLVIMENTO 5
3. CONCLUSÃO 9
4.REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS 10

INTRODUÇÃO

Para chegar a um produto final, o desenvolvimento de uma nova idéia cumpre etapas.Em todas elas projeto é avaliado por grupos multidisciplinares, formados por pessoas de diferentes áreas , incluindo o comercial e o marketing. A conexão em diferentes áreas é fator decisivo à inovação .Muitos projetos andam 90% e falham nos últimos 10% do caminho porque faltaligação entre os setores da organização. O texto a seguir faz uma abordargem de alguns conceitos essenciais para formação do Gestor de Recursos Humanos que resultará no sucesso da organização.

CONCEITOS ESSENCIAIS PARA FORMAÇÃO DO GESTOR DE RECURSOS HUMANOS

Segundo Marcilio França graduado em Administração pela UERN, Teoria Geral da Administração (TGA), apesar de ser um estudorelativamente antigo, tem bastanteutilidade na administração, inclusive até os dias de hoje.
TGA é o estudo da administração de uma maneira geral. Quando estudamos TGA, é interessante levarmos em conta variáveis tais como pessoas, processos, o ambiente e a tecnologia, por exemplo. É através da interrelação de variáveis como essas, que o gestor obterá uma visão mais abrangente donegócio a ser administrado. Em Chiavenato (2003), o autor elenca seis variáveis a serem consideradas: tarefas, estrutura, pessoas, ambiente, tecnologia e competitividade. Essas variáveis são detalhadas ao logo do estudo das teorias da administração. Quando estudamos todo um programa de TGA, conhecemos informações que, tratadas de maneira conjunta, podem auxiliar no processo de gestão.
Detalhando umaanálise dessas variáveis, levemos em conta uma organização qualquer. Independente desta organização visar lucro ou não, ela deverá ter objetivos e metas. Para tanto, eis a importância do administrador na condução do negócio, seja orientando pessoas, provendo recursos tecnológicos, financeiros, humanos, lidando com o ambiente interno e externo, inovando e buscando competitividade, tudo de maneiraintegrada a uma missão comum e previamente definida. Essas responsabilidades têm relação com as variáveis acima citadas. Uma das principais tarefas do administrador é descobrir como o mundo econômico funciona. Em qualquer sociedade, o problema básico é alocar recursosfixos e variáveis para atender aos desejos individuais e coletivos.A organização de um sistema econômico pode ser mais bem visualizada por meio de um modelo simples de economia de mercado, sem considerar as relações com o exterior e a participação do governo. As empresas são as unidades econômicas que produzem os bens e serviços produzidos de uma nação.
Falamos agora das Relaçõesinterpessoais e da qualidade de vida no trabalho. Como diz Bom Sucesso (1997)
A valorização do ser humano, a preocupação com sentimentos e emoções, e com a qualidade de vida são fatores que fazem a diferença. O trabalho é a forma como o homem, por um lado, interage e transforma o meio ambiente, assegurando a sobrevivência, e, por outro, estabelece relações interpessoais, que teoricamente serviriam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A ilusão do controle
  • A ILUSAO DO CONTROLE
  • A ilusão do controle
  • A ilusao do controle
  • A ilusao do controle
  • Ilusão do controle
  • Ilusao de controle
  • A ilusão do controle

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!