Iluminismo

Páginas: 4 (839 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2011
Iluminismo
O iluminismo foi um movimento global, ou seja, filosófico, político, social, econômico e cultural, que defendia o uso da razão como o melhor caminho para se alcançar a liberdade, aautonomia e a emancipação. O centro das idéias e pensadores Iluministas foi a cidade de Paris. Segundo os filósofos iluministas, esta forma de pensamento tinha o propósito de iluminar as trevas em que seencontrava a sociedade. O iluminismo foi um movimento de reação ao absolutismo europeu, que tinha como características as estruturas feudais, a influencia cultural da Igreja Católica, o monopóliocomercial e a censura das “idéias perigosas”.
O nome “iluminismo” fez uma alusão ao período vivido até então, desde a Idade Média, período este de trevas, no qual o poder e o controle da Igreja regravam acultura e a sociedade.
O lema dos iluministas eram Universalidade, individualidade e autonomia .
A ideia de liberdade era a central ideia dos iluministas, a liberdade como característica natural dohomem , e a sociedade deveria se organizar a partir da liberdade do homem..
Algumas teorias do iluminismo :
1- A busca da felicidade como meta para organizar as sociedades.
2- O respeito aosdireitos naturais
Entre outros mais esse são os básicos.
As ideias iluministas surgiram c0omo uma resposta para os problemas que estavam acontecendo na burguesia ( classe baixa) , no processo decritica ao antigo regime , aos privilégios da nobreza ( classe alta ) e ao poder da igreja católica ( ela interferia ate no estado, ela tinha mto poder na época fraga, ai tipo ela comandava todas asclasses interferia no estado e pa.. )

Pensadores :
Montesquieu (1689-1755) – fez parte da primeira geração de iluministas. Sua obra principal foi “O espírito das leis”. Antes mesmo da sociologiasurgir, Montesquieu levantou questões sociológicas, e foi considerado um dos precursores da sociologia. Queria a separação de poder , em executivo , legislativo e judiciário , e cada um desses poderes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Iluminismo
  • Iluminismo
  • O iluminismo
  • Iluminismo
  • Iluminismo
  • O Iluminismo
  • iluminismo
  • iluminismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!