Iluminismo

Páginas: 14 (3293 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2014











INTRODUÇÃO. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 03
PENSADORES ILUMINISTAS. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 05
OS ECONOMISTAS LIBERIAS. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 07
O DESPOTISMO ESCLARECIDO. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 08
OS TRÊSPODERES. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 09
RESUMO. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 12
BIBIOGRAFIA. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 13





INTRODUÇÃO

O iluminismo foi um movimento global, ou seja, filosófico, político, social,econômico e cultural, que defendia o uso da razão como o melhor caminho para se alcançar a liberdade, a autonomia e a emancipação.
As transformações econômicas e sociais da Idade Moderna, principalmente a Revolução Industrial e os progressos científicos, provocaram mudanças na maneira de pensar dos europeus.
A Revolução Inglesa do século XVII e a Revolução Industrial do século XVIII foram conduzidaspela burguesia inglesa, o objetivo desses movimentos revolucionários era destruir as estruturas econômicas, sociais e políticas que sustentavam o Antigo Regime, tais como o direito divino dos reis, a política econômica mercantilista e o poder político da Igreja Católica.
A crise do Antigo Regime foi acompanhada por um conjunto de novas idéias filosóficas e econômicas que defendiam a liberdade depensamento e a igualdade de todos os homens perante as leis. As idéias econômicas defendiam a prática da livre iniciativa. Esse movimento que aconteceu entre 1680 e 1780, em toda a Europa, sobretudo na França, no século XVIII, ficou conhecido como Iluminismo, Ilustração ou Século das Luzes.
Os pensadores que defendiam estes ideais acreditavam que o pensamento racional deveria ser levado adiantesubstituindo as crenças religiosas e o misticismo, que, segundo eles, bloqueavam a evolução do homem. O homem deveria ser o centro e passar a buscar respostas para as questões que, até então, eram justificadas somente pela fé. Somente por meio da razão, afirmavam ser possível compreender perfeitamente os fenômenos naturais e sociais. Para os filósofos iluministas, o homem era naturalmente bom,porém, era corrompido pela sociedade com o passar do tempo. Eles acreditavam que se todos fizessem parte de uma sociedade justa, com direitos iguais a todos, a felicidade comum seria alcançada. Por esta razão, eles eram contra as imposições de caráter religioso, contra as práticas mercantilistas, contrários ao absolutismo do rei, além dos privilégios dados a nobreza e ao clero. 
Essas idéiasbaseavam-se no racionalismo. Defendiam a democracia, o liberalismo econômico e a liberdade de culto e pensamento. Na verdade, o Iluminismo foi um processo longo do qual as transformações culturais iniciadas no Renascimento prosseguiram.
Os iluministas defendiam a criação de escolas para que o povo fosse educado. Para divulgar o conhecimento, os iluministas idealizaram e concretizaram a idéia daEnciclopédia, uma obra composta por 35 volumes, na qual estava resumido todo o conhecimento existente até então.
O iluminismo foi um movimento de reação ao absolutismo europeu, que tinha como características as estruturas feudais, a influencia cultural da Igreja Católica, o monopólio comercial e a censura das “idéias perigosas”. Seu nome fez alusão ao período vivido até então, desde a Idade Média, períodoeste de trevas, no qual o poder e o controle da Igreja regravam a cultura e a sociedade.
Os três princípios básicos do ideário iluminista eram:
Universalidade – o projeto visava a todos os seres humanos, independentemente de barreiras nacionais ou étnicas;
Individualidade – os seres humanos devem ser vistos como pessoas concretas e não apenas como integrantes de uma coletividade;
Autonomia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Iluminismo
  • Iluminismo
  • O iluminismo
  • Iluminismo
  • Iluminismo
  • O Iluminismo
  • iluminismo
  • iluminismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!