Iluminação eficiente

Páginas: 6 (1385 palavras) Publicado: 17 de maio de 2011
O papel da iluminação na eficiência energética dos edifícios

Quando se pensa em utilização eficiente de energia raramente nos focamos em aspectos relacionados com a utilização da iluminação. A energia consumida nos transportes, na indústria e no AVAC constituem normalmente as nossas grandes preocupações e esta ultima ocupa quase a exclusividade das preocupações nos edificios. Será que estaatitude tem alguma correspondência com a realidade?
Se analisarmos o consumo global de energia verificamos que só 35,5% se destinam ao grupo onde a iluminação está incluída

[pic]

Além disso se nos focarmos na fonte de energia utilizada, o consumo traduz-se por

[pic]

Como o consumo de energia na iluminação representa 19% do consumo de electricidade, em relação ao consumo total de energiano mundo a iluminação representa apenas 3,25% ( 17,1% x 19% ).

Com esta distribuição parece ser que a iluminação tem uma parcela pouco significativa na economia de energia. Mas será assim? Esta é uma possível abordagem ao problema e como veremos errada.
Mais do que saber qual a contribuição de cada sector para o consumo global de energia o que nos interessa é o que teremos que fazer parareduzir o consumo de energia. Que poupanças poderemos realizar. Onde é que elas se encontram. Que medidas devemos implementar, qual o seu custo e quais os resultados obtidos. Como é natural interessa-nos sempre avaliar o custo-beneficio de cada uma das intervenções. Sem isso os esforços serão inúteis.
Mas não devemos procurar só nos maiores consumidores de energia, até porque nesses pelas suascaracterísticas já há muito os investidores e investigadores concentraram a sua atenção. Portanto é natural que a maior parte das reduções viáveis nesses sectores tenham sido realizadas.
No sector dos transportes a redução do consumo de energia pode ser feita à custa de grandes investimentos – carro eléctrico, melhores estradas – ou de mudanças comportamentais – racionalização de transportes,substituição do transporte individual pelo colectivo. A sua aplicação ainda que possível não é fácil, imediata e até pacifica. É necessário muito capital e tempo, muita investigação e alterações de atitudes.
Na indústria, as mudanças tecnológicas, a co-geração , podem dar um contributo significativo , mas uma vez mais requerem grandes investimentos e tempo de desenvolvimento.
No que respeita aoterciário, no AVAC – a quem corresponde a “parte de leão” no consumo - quase todos os equipamentos actuais têm um bom rendimento e as economias a realizar com a substituição dos antigos bem como com a melhoria dos isolamentos – fachadas, coberturas etc ,- implicam uma vez mais enormes investimentos e alguns deles serão até de rentabilidade questionável.
Na iluminação a situação é diferente. Tendo sido aparente pobre no consumo, nunca se lhe deu importância e por isso existem enormes oportunidades. Com pequenos esforços e investimentos é possível obter reduções significativas de energia. È frequente encontrar espaços abundantemente iluminados sem qualquer presença, níveis inadequados às tarefas executadas, não aproveitamento da iluminação natural e aparelhos de iluminação ineficientes.
Alémdisso como na iluminação a parte de energia consumida que não é convertida em luz, dissipa-se sob a forma de calor, esta parcela de energia tem de ser eliminada através da produção de frio.
Em Portugal, com um clima temperado, a utilização cada vez mais intensiva de aparelhos electrónicos ( que também libertam calor) e a redução de espaço por trabalhador, tem como consequência que até no Invernomuitos dos edifícios necessitam de produzir frio na maior parte do tempo de utilização. Logo a iluminação quando inadequada, contribui para maior consumo de ar condicionado.
Infelizmente a legislação actual sobre utilização racional de energia quase contempla exclusivamente aspectos relacionados com o AVAC e a qualidade do ar, considerando para a iluminação apenas a potência instalada e os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Automação residencial voltada para uma iluminação eficiente
  • Iluminação
  • iluminação
  • Iluminação
  • Iluminação
  • Iluminação
  • Iluminaçao
  • Iluminação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!