ilha solteira

Páginas: 6 (1500 palavras) Publicado: 10 de fevereiro de 2014
CARACTERÍSTICAS GERAIS
A Usina Hidrelétrica Ilha Solteira (Rodovia Ilha Solteira/Guadalupe do Alto Paraná, km 7, CEP: 15385-000 - Ilha Solteira – SP) é a maior usina da CESP e do Estado de São Paulo e a terceira maior usina hidrelétrica do Brasil. Está localizada no Rio Paraná, entre os municípios de Ilha Solteira (SP) e Selvíria (MS).
A Usina se encontra no Planalto da Bacia Sedimentar dorio Paraná, onde o clima, segundo Köppen, é dado como tropical úmido no verão e seco no inverno. O relevo da área onde Ilha Solteira foi construída é plano a suavemente ondulado, apresentando declives muito suaves. O solo original é classificado como Latossolo Vermelho álico de textura média e muito profundo, onde a porção de argila é de baixa expressão, dominada essencialmente por gibbsita ecaulinita (EMBRAPA, 2006).
A Usina teve sua construção iniciada na década de 1960, onde da “área de empréstimo” constituída pelo tipo e solo descrito acima, foi retirada uma camada média de 8,60m do perfil de solo para a terraplanagem e fundação da barragem.
Segundo a CESP (Companhia de Energética de São Paulo), a Usina de Ilha Solteira em conjunto com a Usina Hidrelétrica Engenheiro Souza Dias(Jupiá), compõe o sexto maior complexo hidrelétrico do mundo.
Ainda segundo a CESP, “UHE Ilha solteira é uma usina de alto desempenho operacional, com potência instalada de 3.440 MW, com 20 unidades geradoras com turbinas do tio Francis.

Tabela 1: Unidades Geradoras UHE Ilha Solteira . Fonte CESP.
DADOS CONSTRUTIVOS

O projeto da UHE Ilha Solteira foi inteiramente nacional, desenvolvido pelosconsultores da Themag®. As obras das construções civis, foram iniciadas em 1965 e concluídas em 1973, sob responsabilidade de Camargo Corrêa, entre outros engenheiros.
A barragem de concreto, ou barragem de gravidade consumiu 3,6 milhões de metros cúbicos de concreto. A moagem do clínquer e da pozzolana era feito no canteiro de obras de Jupiá, (UHE próxima que foi concluída antes de Ilha Solteira),da mesma forma que o controle da finura desses materiais.
Como agregados para o concreto foram usados a areia e seixos rolados de uma jazida nas vizinhanças de Jupiá, que possui uma constituição granulométrica com o basalto resultante das escavações das fundações de Ilha Solteira.
Segundo o engenheiro Francisco Rodrigues Andriolo, que participou, como engenheiro de serviço e como chefe do setorde laboratórios, da construção da usina de Ilha Solteira:“Além do conhecimento das alterações volumétricas decorrentes da geração de calor durante a hidratação do cimento no concreto, a construção de Jupiá possibilitou aos técnicos brasileiros dominarem outro fenômeno de deformação do concreto – as expansões decorrentes das reações álcalis agregados silicosos, com o conseqüente desenvolvimento noemprego de material pozolânico nas várias obras brasileiras para combater a reação deletéria”.
Devido a carga de conhecimento adquirida com o projeto da UHE de Jupiá, aplicou-se na barragem de Ilha Solteira a concretagem a baixa temperatura (7°C) utilizando gelo no lugar de água de amassamento e agregados resfriados. Para isso, no canteiro de obras da usina foi montada a maior fábrica de gelo dopaís, essa técnica possibilitou a concretagem mais rápida da barragem e a antecipação do desvio do Rio Paraná em oito meses.
Sabe-se que o professor Lewis Tuthill da Universidade de Sacramento e ex-presidente do American Concrete Institute – ACI, prestou consultorias no projeto que possibilitaram reduzir o consumo de material cimentício para 85 kg/m3 (cimento=64 kg/m3 e pozzolana =21kg/m3), emIlha Solteira, porém detalhes sobre as práticas, metodologias, tecnologias, rotinas, organizações e sistemas de controle, que foram empregados na obra, não estão disponíveis.
Os estudos das tensões de tração nos pilares do vertedouro da barragem, foram feitos através de modelos reduzidos, utilizados na escolha do melhor traçado dos cabos de protensão, desenvolvidos no Laboratório de Estruturas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório Usina Ilha Solteira
  • Usina
  • IMPACTOS CAUSADOS POR JUPIÁ, ILHA SOLTEIRA E TRÊS IRMÃOS
  • Análise econômica de um ciclo de produção de tilápias em ilha solteira, sp.
  • Solteira
  • Empregabilidade: fatores que impulsionam os colaboradores do setor administrativo de uma organização de varejo da estância...
  • maes solteiras
  • a ilha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!